22 de jan. de 2011

A eletricidade e o seu computador – Primeira parte

Sempre insisti na sala aula que a questão da eletricidade tem sido relegada para o segundo plano quando o assunto é computador. As pessoas têm o hábito de, na compra de um PC se importar apenas com capacidade de processamento, de armazenamento, quantidade de memória RAM e poder gráfico, ou seja, aceleradora de vídeo bastante potente. Mas não salta aos olhos dos desavisados consumidores que todos estes componentes consomem uma considerável parcela de energia e que esta energia deve ser limpa e estabilizada, cuja rede a qual ela percorre deve ser dimensionada e preparada para tal.

O fato é que  um item de suma importância fica por último ou até mesmo nem é levado em conta. A fonte de alimentação do computador. Além de uma boa instalação elétrica.

O que acontece é que na hora de mexer no bolso o consumidor não quer gastar mais e termina por
economizar na fonte de alimentação e na instalação elétrica do PC,e chama alguém que não é profissional da área para proceder na instalação elétrica. O resultado disto é um: a longo prazo o PC sai mais caro do que se imaginava. Neste artigo vou procurar de forma bastante genérica, explicar alguns problemas que ocorre como seu computador quando você não se preocupa em adquirir uma fonte de
alimentação adequada e nem faz uma instalação elétrica apropriada para ligar o PC.

E a energia estática?

Antes de começar discutir estas questões, devemos nos perguntar, já que estamos falando de energia,: e a energia estática, que efeitos tem sobre o computador?

O que muitos não sabem é que a eletricidade estática afeta não apenas computadores, mas, qualquer equipamento eletrônico, porém, os componentes de hardware são mais sensíveis a este tipo de energia. Por isso que eles vêm em embalagens especiais, que são embalagens plásticas prateadas.  Esta sensibilidade maior à eletricidade estática se dá pelo fato de os componentes de computadores serem constituídos por bilhões de outros componentes menores. Estes componentes, chamados de circuitos integrados, são constituídos por sua vez por outros milhões de componentes como transistores, capacitores e resistores e são percorridos por tensões que vão desde 1V a 12V.

Cada corpo possui certa quantidade de energia armazenada que gera certa tensão. O Corpo humano também é assim. Alguém já deve ter sentido a sensação de um pequeno choque seguido de um pequeno estalo ao tocar na maçaneta da porta, ou tocar no monitor de TV ou após caminhar sob um carpete tocar em um objeto. Pios, isto é resultado da diferença de potencial entre o seu corpo e objeto que você tocou. Esta energia armazenada, parada, estática é prejudicial para os aparelhos eletrônicos e também para computador.

Esta tensão se for de valor mito alta pode prejudicar um chip, ou outro componente de hardware, ao invés de outro objeto, ao ser tocado por você sem as devidas precauções. Já que estes integrados foram projetados para operarem a uma tensão de no máximo 12V , uma tensão maior que isto já pode danificar o componente em questão. Os componentes são testados por seus fabricantes por meios de testes ESD, onde são expostos a variadas tensões. Mas mesmo assim as tensões geradas pela energia estáticas dos corpos podem danificar para sempre um componente de computador. É o caso da memória RAM que é o componente mais afetado, já que são manipuladas sem as devidas precauções.
Pulseira anti-estática
Pulseira anti-estática

Então, para quem vai montar um computador, deve atentar para os devidos cuidados ao tocar os componentes. O Ideal seria descarregar toda energia estática antes, ou usar uma pulseira anti-estática, própria para manipular tais componentes.

A importância da fonte de alimentação

O que é para que serve uma fonte de alimentação? A fonte de alimentação é um componente que não apenas fornece energia para os componentes do PC, mas altera a maneira como a essa energia elétrica vai ser utilizada pelos circuitos. As fontes atuais são bem complexas e dependem de fatores como: a tensão de entrada de saída, a amperagem e o número de saídas.

As fontes de alimentação utilizam-se de diversas tecnologias, desde as mais simples até as mais complexas. No processo de mudança de tensão alternada para continua, a fonte vai fazer a retificação e filtragem das tensões. Para tanto, possuem diversos componentes como: circuitos reguladores de tensão analógicos, sistema de conversão chaveada e outros eu muitas fontes genéricas não possuem.

CPU, discos rígidos, memórias, placa mãe e os demais componentes do computador vão ser alimentados por esta fonte de alimentação. Por isso elas devem fornecer as tensões corretas e com um mínimo possível de perda, ou seja, o alto fator de eficiência e rendimento.

Uma fonte de má qualidade pode causar diversos problemas no seu computador que você jamais imagina.
Fonte de alimentação fornecendo tensão irregular ou insuficiente para o seu computador, fonte abaixo da potência necessária para alimentar os componentes internos do PC, pode estar certo de que está com defeito ou cm funcionamento inadequado e pode danificar seriamente os componentes do computador.
Sinais apresentados que indicam uma fonte inadequada

Os sintomas que pode apresentar um computador, devido a uma fonte com defeito ou abaixo da potência requerida são os seguintes:

1 - O computador pode ligar num dia e noutro não ligar;
2 - O computador falha na inicialização;
3 – O computador desliga aleatoriamente ou simplesmente fica lento ou trava;

Muitas vezes, o consumidor economiza na fonte de energia na hora da compra do micro, porém, ao longo do ano, os problemas causados por uma fonte de baixa qualidade fazem gastar mais do que se tivesse adquirido uma fonte de boa qualidade no início. É a questão do custo benefício. Muitos dos sintomas podem ser confundidos por um defeito de hardware ou até mesmo uma falha no sistema operacional.

Qual o consumo do seu PC?

Um computador de mesa básico vai consumir de 65 watts a 250 watts enquanto que um notebook, por exemplo, vai consumir de 15 watts a 60 watts, ou seja, um consumo bem menor que o PC desktop.
Quanto aos demais dispositivos, como um monitor LCD que consome entre 15 watts e 70 watts, você pode ver estas informações nos rótulos que acompanham os produtos. Porém estes rótulos não servem mito como critério de aferição porque elas mostram apenas o valor nominal máximo e não o valor real. O mesmo acontece com algumas fontes de alimentação que no rótulo aponta para uma determinada potência, porém, indicam apenas o valor nominal. Por exemplo, digamos que uma fonte mostre um valor de 300 watts, este valor pode não ser o valor real e sim o valor nominal.

Um recurso muito útil para economia de energia é a hibernação. Você pode ativar este recurso, o que economizará bastante, pois ele vai reduzir o consumo de energia quando você não estiver usando, porque vai reduzir a temperatura e, portanto, menor exigência de refrigeração, menos operação e menos iluminação, com tudo isso menor consumo de energia. Porém o maior vilão de desperdício de energia em seu computador é a fonte de alimentação.
Fonte de Alimentação para PC

O modo de hibernação vai reduzir a consumo do PC entra 0 e 6 watts, e isto vale para o monitor de vídeo também. Por isso a importância de você configurar seu computador para hibernação após certo período de tempo inativo.

Para compreender melhor o conceito de potência e rendimento leia o artigo abaixo:

http://www.barrosdelimaster.info/2010/07/potencia-eletrica-rendimento-eletrico.html
Alguns fatores podem influenciar muito no consumo de energia: se é um PC desktop, notebook ou Mac, se possui tecnologias com Sleep/Stanby, se o processador é mais rápido ou mais lento, e se possui um processador mais antigo ou moderno, se você faz uso pesado do seu micro, como utilizar todas as suas unidades e componentes, se você faz muito uso de luminosidade como uso de processadores de texto, e-mails, etc. se você usa o modo de espera ou hibernação, etc.

Um computador foi projetado para ficar ligado diariamente, porque o liga desliga desgasta os componentes eletrônicos. Porém o consumo de energia vai se tornar alto. Como atualmente os computadores não são tão frágeis assim e sua vida útil é de apenas alguns anos, ele vai se tornar obsoleto antes mesmo de apresentar qualquer problema, então, não custa nada você desligá-lo após terminar sua tarefa e, se precisar usar ligue-o novamente, até porque o PC não vai consumir mais energia na inicialização do que em uso constante. Melhor dizendo, a única energia a mais necessária para inicializar um computador é apenas a consumida nos dois primeiros minutos do boot, que é o tempo necessário para o PC ficar pronto para uso, que é diferente do consumo de energia de quaisquer outros dois minutos de uso.

Contudo, a regra de ouro hoje em dia é “poupar energia o máximo que puder”, orem você não precisa desligá-lo a todo instante, basta que você ajuste o seu computador para o modo de economia de energia (sleep). Há um mito que as pessoas acreditam que, você desligando e ligando um equipamento eletrônico diversas vezes no dia, irá gastar mais energia do que se o mantivesse ligado constantemente. Porém, é necessário analisar cada caso e, em termos práticos, como você vai reduzir sua conta de energia elétrica se mantém um aparelho ligado 24 horas no dia? Falta de lógica e bom senso.

Outra saída para se economizar energia é trocar o seu desktop por um notebook ou netbook. Mas lembrando que a manutenção e reparo de um desses é sempre mais cara do a de um PC desktop, mas mesmo assim ainda é vantagem a troca. Você vai sentir a diferença no final do mês ao vir sal conta de energia elétrica.

Nos próximos artigos vamos abordar a questão da eficiência, de como podemos calcular o consumo de energia de um PC e como sabe qual a fonte correta para o seu PC. Por enquanto espero que tenha alertado para algumas considerações sobre o fato de economizar energia elétrica.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger