2 de nov. de 2011

Os estabilizadores de tensão, algumas observações.


Estabilizador Verti II da
TS Shara
A maioria dos problemas que acontecem quando se está usando um computador são bem simples de serem resolvidos se os usuários tivessem um pouco mais de paciência e um pequeno conhecimento em informática. Isto evitaria gastos desnecessários como o da visita de um técnico para solucionar problemas fáceis. Muitas vezes o comodismo é a causa principal destes problemas não serem solucionados, pois sequer o manual do equipamento ou dispositivo o usuário verifica.

A primeira coisa que um usuário de computador deve obrigatoriamente ter em mente é que muitos problemas ocasionados são provenientes de uma má qualidade da energia elétricas. Fatores como ruídos, picos de tensão, subtensão, sobretensão, interferências, descargas elétricas e variações de voltagens que provocam sérios prejuízos materiais.

Existem equipamentos e dispositivos que tem a função de proteger computadores, terminais, periféricos, redes locais e diversos equipamentos de informática. Existe uma variedade destes dispositivos equipamentos assim como fabricantes destes.

 Neste sentido gostaria de focar em dois equipamentos fundamentais para uma instalação de computadores de sucesso e seu bom uso: são os estabilizadores de tensão e os nobreaks.

Neste primeiro post irei apenas abordar de forma geral os estabilizadores.

O problema é que devido ao baixo poder aquisitivo da maioria da população do Brasil, muitos deixam de investir em tais equipamentos e dispositivos. O ideal seria um nobreak, porém, um bom estabilizador já minimizaria muito os danos causados pela má qualidade da energia elétrica.

Com relação ao estabilizador de tensão, o usuário tem que entender três coisas básicas:

1-      Um estabilizador de tensão não é indicado para ligar equipamentos que possuem motores de corrente alternada como máquina de lavar roupas, máquinas de costura, geladeiras e refrigeradores, condicionadores de ar, fornos de micro-ondas, eletrodomésticos como liquidificadores, portões eletrônicos e nenhum equipamento cuja potência ultrapasse a potência máxima permitida nas especificações do estabilizador de voltagem. Além dos danos aos equipamentos e ao próprio estabilizador usuário ainda corre o risco da perda de garantia do dispositivo.

2-      Um estabilizador de tensão não é recomendado de hipótese alguma para ser utilizado em equipamentos em hospitais, principalmente em equipamentos reesposáveis pela manutenção sustentação à vida do paciente ou enfermo. Para isto existem estabilizadores e nobreaks especiais.

3-      Por último, não utilize o estabilizador de tensão para fins que não seja àqueles especificados pelo fabricante do mesmo. Esta atitude bastante simples por si só já evitaria danos aos equipamentos e ao aparelho além da perda de garantias fornecidas pelo fabricante.

Além destes três itens o usuário deve atentar para algumas medidas de segurança:

  1. Nunca ligue o estabilizador na saída do nobreak ou em lugares com muita poeira, excesso de pó ou com excessiva umidade, gases inflamáveis, ambientes muito quentes, ambientes que sofrem muitas vibrações ou em locais onde o ambiente é corrosivo ou explosivo.

  2. Nunca ultrapassar a potência do estabilizador. Todo estabilizador possui etiquetas afixadas em sua carcaça que informam esse limite. Se você tem dúvidas se a potência dos equipamentos irá ultrapassar o limite do estabilizador, basta que você faça um somatório do consumo individual de cada equipamento.

  3. Não abra e nem obstrua a passagem de ventilação do dispositivo nem introduza objetos neste local, evitando-se assim riscos de choque elétricos.
  4. Não obrigue o estabilizador a trabalhar acima da capacidade especificada para o qual foi desenvolvido. Isto é muito óbvio. Ele terá um melhor rendimento se trabalhar dentro das orientações contidas no seu manual. Para isto o usuário tem de ler o manual do dispositivo. Os estabilizadores seguem as orientações segundo a NORMA NBR 14373-2006.

  5. É de fundamental importância que se tenha um sistema de aterramento eficiente para um bom funcionamento do dispositivo e segurança dos equipamentos que estão ligados a eles. Já mostrei aqui, em posts anteriores, que a ausência de um aterramento e uma rede mal dimensionada compromete o funcionamento dos circuitos e diminui a segurança contra choques elétricos. Para um bom aterramento e dimensionamento da rede elétrica é necessária a observância da NORMA NBR 5410 sobre instalações elétricas de baixa tensão regulamentada pela ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnicas).

  6. Por último, o estabilizador deve ser instalado em local bem arejado, sem estar sobre objetos que impeçam a circulação de ar e obstrua a ventilação como, por exemplo, carpetes, móveis fechados. Deve ser instalado de forma que as laterais mantenham um mínimo de 10 cm de distância de qualquer obstáculo para uma melhor ventilação.
Lembrando também que para a limpeza do estabilizador sempre deve desligá-lo e retirar o cabo de força da tomada. A limpeza deve ser feita com pano seco e não se pode usar produtos abrasivos ou a base de solvente.

Numa rede elétrica a polarização das tomadas onde se pretende instalar o estabilizador é muitíssimo importante

Polaridade correta do novo
padrão de tomadas
Os estabilizadores são alimentados por rede elétrica em 220V ou 115V e podem ser encontrados com as seguintes especificações: 220V ou 115V monofásico e bifásico. No primeiro caso composto por Fase(F)/Neutro(N) e Terra(T) e no segundo por Fase(F)/Fase(F) e Terra(T).

Outra observação que faço é com relação à remoção do pino terra do cabo de força do estabilizador. Prática bastante corriqueira pode, além da perda da garantia, ocasionar danos aos equipamentos em uso.
Para instalação de um estabilizador nada de complicação. Ao desembalar o equipamento instale-o em um local seco e arejado e sempre a uma distância mínima de 10 cm dos demais objetos. Deve-se verificar também se a tensão de entrada do estabilizador é compatível com a tensão da rede elétrica. Se o modelo do estabilizador que você adquiriu for BIVOLT MANUAL de entrada ele poderá ser ligado a uma rede elétrica 115V~ ou 220V~, porém, deverá ser selecionada a tensão de entrada através de chaves seletoras que geralmente fica na parte inferior do dispositivo.

Neste caso você tem ainda que verificar se o valor do fusível utilizado está de acordo com a tensão da sua rede elétrica. Para certificar-se da corrente do fusível que deverá ser usado de acordo com a tensão da rede elétrica, é necessário que você verifique as especificações da etiqueta afixada no estabilizador.

Se for necessária a troca do fusível, faça-a de forma segura desligando o cabo de força do estabilizador da tomada, remova a tampa protetora do fusível com uma chave de fenda e faça a troca do mesmo de acordo com as especificações da tabela abaixo:

Potência do Estabilizador
Tensão da Rede elétrica
Fusível
300VA/W
115V~
5A
220V~
3A
350VA/W
115V~
4A
220V~
4A
500VA/W
115V~
6A
220V~
6A
600VA/W
115V~
7A
220V~
7A
1000VA/W
115V~
10A
220V~
10A

Caso o seu o estabilizador seja BIVOLT AUTOMÁTICO ele pode ser conectado tanto a uma rede 115V~ quanto uma em 220V~ que não há problema algum, pois a tensão será selecionada de forma automática pelo estabilizador.

Mas se no caso for um estabilizador MONOVOLT 115V~ é fundamental verificar se a tensão da rede elétrica disponível equivale à tensão de 115V~. O mesmo ocorre se o estabilizador for um MONOVOLT 220V~, você terá de verificar se a tensão da rede elétrica é equivalente a 220V~ também.

Confirmada as tensões de entrada e saída, tenha certeza de que a chaves liga/desliga do equipamento que será conectado ao estabilizador esteja desligada, caso contrário desligue-a para realizar a troca do fusível.
Estabilizadores microprocessados, com Tecnologia CIRCUIT BREAKER, dispensa a troca do fusível garantindo uma total proteção. Nestes estabilizadores, em casos de surtos de corrente, sobrecarga e curto-circuito, o CIRCUIT BREAKER é acionado e automaticamente desliga o estabilizador protegendo o equipamento a ele ligado.

O CIRCUIT BREAKER pode ser rearmado manualmente depois de 3 (três) minutos, bastando para isto levantar a alavanca.

Alguns estabilizadores também têm recursos de proteção para fax/modem ou telefone de linha contra os surtos de tensão quando estes estão conectados.

De acordo com a NORMA NBR 14373:2006, a faixa de variação máxima é de 45% para uma rede de 115V~ e de 40% para uma rede elétrica de 220V~. Entretanto, certos estabilizadores suportam variações de REDE DE ENTRADA de 92V~ a 144V~ para redes elétricas de 115V~e 184V~a 272V~para redes de 220V~.

Observe que dentro da faixa de tolerância de entrada acima no intervalo especificado, a voltagem de saída liberada nas tomadas será de mais ou menos 6% ou seja, de 108V,1V~a 127V~para redes elétrica de 115V~e 206,8V~a 233,2V~ em redes elétrica de 220V~.

Nestes estabilizadores, se a tensão de saída ficar fora da faixa de mais ou menos 10% (103V~a 126V~ em redes de 115V~ e 198V~ a 242V~ em redes de 220V~), depois de 4 segundos a saída do estabilizador será automaticamente desligada evitando assim danos ao equipamento a ele ligado. Caso a tensão de saída volte à faixa mais ou menos 6%, a saída será religada de forma automática e os equipamentos voltarão a ser alimentados normalmente pelo estabilizador.

Este recurso de proteção presente em certos estabilizadores, muitas vezes é confundido poelo usuário leigo como um problema no equipamento a ele ligado. Muitos são os usuários que ao perceber que o computador é desligado, entende que ele esteja com problema, sendo que nada tem a ver com problema, mas o desligamento foi devido ao estabilizador que desligou as saídas para proteger o computador a ele ligado.

Alguns problemas que se pode verificar ao utilizar um estabilizador

Quando o estabilizador não quer ligar, provavelmente poderá ser uma das seguintes causas: ou o fusível de entrada está queimado, ou há um mau contato da rede elétrica ou ausência de rede elétrica. Para solucionar você deve verificar o fusível de entrada. Se caso o fusível esteja avariado proceder com a troca do mesmo. Caso contrário certifique de que a rede elétrica encontra-se disponível na tomada e verifique também o estado da tomada.

Suponha que o fusível esteja queimado. O que causou esta queima? Neste caso a rede elétrica pode não ser compatível com o modelo do estabilizador, ou a chave seletora de tensão está direcionada de maneira incorreta nos modelos bivolt manual ou houve uma sobrecarga. Nestes casos você deve verificar na etiqueta afixada no estabilizador se a tensão de trabalho do estabilizador é compatível com a tensão da rede elétrica onde o dispositivo está ligado. Se ainda o problema persistir, verifique se a chave seletora de tensão está direcionada de maneira correta e compatível com a tensão da rede elétrica de entrada. No caso de sobrecarga, realize a soma das potências dos equipamentos ligados das tomadas de saídas do estabilizador. Se o total estiver ultrapassando a potência máxima permitida e especificada na etiqueta do estabilizador, desligue alguns dos equipamentos ligados ao estabilizador.

Se o estabilizador estiver emitindo uma série de estalos é possível que haja oscilações e variações contínuas ocorrendo da rede elétrica. Neste caso mão há defeito do equipamento, uma vez que o circuito do estabilizador possui chaves eletromecânicas. Os estalos variam de acordo com as condições da rede elétrica, ou seja, quanto mais oscilações da rede de entrada, maior será o número de estalos (atracamentos) das chaves eletromecânicas cuja função é de corrigir a tensão.

Principais fabricantes de estabilizadores no Brasil:

Advancedbr  - Vendas de no-breaks, UPS, power systems, fontes para micros, gabinetes, filtros de linha, teclados, estabilizadores, protetores elétricos, proteção de dados, nobreaks, gerenciáveis, software de gerenc iamento para no-breaks e outros.

American Power Conversion Corporate  - Produtos, suporte, serviços, dimensionamento de no-breaks e sistemas de proteção de energia.

Amplimag Controles Eletrônicos  - Fabricação de estabilizadores de tensão e No-Breaks para o mercado de informática, rede de assistência técnica em todo o território nacional e com um programa de treinamento para os funcionários da em presa.

Anpla Informática - Revenda e assistência técnica de no-break Engetron do Brasil. Assistência técnica especializada, laboratório próprio, toda linha Engetron com pronta entrega.

Anti-Raio  - Módulos protetores anti-raio, nobreak, estabilizadores de tensão, protetores de PABX, sistema anti surto para nobreaks e estabilizadores de linha anti-surto para fax e modens, inclusive do tipo LPCD b ancário ou filiais, cabos blindados para impressoras paralelas, assistência técnica de ax e outros. São Paulo, SP.

APC Shop  - Loja APC de no-breaks e sistemas de proteção de energia. No-break, filtro de linha, proteção para notebook, protetor contra surtos e acessórios.

CM Comandos Lineares  - Fabricante de sistemas No Break e estabilizadores profissionais para o mercado corporativo. Informações sobre o mercado de sistemas de energia.

Compuchoice  - Comercialização e prestação de serviços relacionados a computadores portáteis, variedade de modelos e marcas, suporte com laboratório técnico próprio, dicas e equipamentos médicos. São Paulo, SP.

D & G Informática  - Comércio e assistência técnica em no break e estabilizador de marcas como BST, Engetron, CP, CM, CS,PCM, Powerware, SMS e Prestolite. Projetos e execução de cabeamento estruturado metálico e óptico, fusão de fibra através de máquina Furukawa FS 146.

Data Energy  - Fornecedor de no-breaks e estabilizadores de voltagem.

Digitek  - Empresa especializada no fornecimento de equipamentos de energia e sistemas de proteção, além de serviços. Estabilizadores, nobreaks, Ups, proteção, surtos, transientes, aterramento, pára-raios, bater ias seladas e falta de energia. Belo Horizonte, MG.

EGBK  - Empresa especializada em sistemas de energia como no-breaks, estabilizadores de tensão e grupos geradores. São Paulo, SP.

Elektrovital  - Fabricante de equipamentos para tratamento de energia elétrica. Trabalha com nobreaks, estabilizadores, iluminação de emergência, carregadores de baterias, retificadores e reguladores. Rio de Janeiro, RJ.

Empresa Brasileira de Engenharia, Sistemas e Tecnologia - Ebest  - Serviços de manutenção, reparo e conserto de no breaks, estabilizadores, retificadores e baterias. Vendas de no break, projetos eletrônicos com layout e protótipo e projetos elétricos.

Energy Work  - Assistência técnica, venda, projetos e instalação de no-break, estabilizador, gerador (gás ou óleo), inversor, retificador, transformador e baterias.

Estabilizadores de Tensão  - Estamos cadastrando distribuidores e revendas em todo o pais e também no mercosul. Produção de estabilizadores de tensão para o mercado de informática. São José dos Campos, SP.
Exide Electronics - Venda de no breaks e equipamentos para gerenciamento de energia. Pequeno, medio e grande porte nas tecnologias short-breaks, line-interactive e on-line com software de monitoração. São Paulo, SP.
Galpão Multicompras  - Loja virtual brasileira especializada em no-breaks.
Guardian  - Sistemas no-break, estabilizadores de tensão e outros produtos e serviços para os problemas inerentes à rede elétrica.

Mapros  - Comercialização e prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em no-breaks e estabilizadores.

Maquimotor Comércio de Máquinas  - Projetos, vendas, instalação, locação e manutenção preventiva e corretiva de grupos geradores de energia, no breaks, UPS, caldeiras, subestações de energia e compressores.

MGE UPS Systems do Brasil Ltda.  - Empresa de origem francesa fabricante de no-breaks desde 280VA até 4800 kVA.

Microsol Tecnologia  - Nobreaks e estabilizadores. Produtos, quem somos, apoio técnico, notícias, download, etc....

NHS  - Sistemas Eletrônicos Ltda. Desenvolvimento de nobreaks, cadastramento de revendas, produtos, notícias etc... São Paulo, SP.

PhD Online - Fornece soluções para alimentação e proteção de sistemas de informática. No-breaks, estabilizadores, geradores e baterias seladas.

Ragtech  - Fabrica estabilizador de voltagem, no break, filtro de linha e transformadores.

RTA  - Fabrica equipamentos na área de energia como nobreaks, estabilizadores e seus acessórios.

Safe-Energyware  - Fabrica sistemas de no-breaks (UPS) convencionais e microprocessados com software de gerenciamento, estabilizadores, transformadores e bancos de baterias.

Sergio Helmann  - Sistemas de proteção. No breaks, fabricados em Porto Alegre, RS. Vários modelos, potências e autonomias. Modelo especial para portões de garagem automáticos. Porto Alegre, RS.

SMS  - Produz no breaks, estabilizadores, filtros de linha, reatores e acessórios.

Tease  - Fabricante e distribuidor de no-break, estabilizadores, baterias seladas, transformadores e software de gerenciamento de energia.

Technics Tecnologia  - Serviços de manutenção corretiva e preventiva de no breaks, estabilizadores de tensão, retificadores, inversores CC/CA, conversores, transformadores, quadros elétricos, iluminação emergência e elétrica em geral.

TS Shara  - Empresa de estabilizadores, reatores, transformadores e no breaks, com qualidade ISO 9002.

Zael Eletroeletrônica  - Fabricante de establilizadores de tensão de alta performance.

Zandoni Ind e Com Ltda -Fabricante de no breaks,estabilizadores, filtros de linha, protetores eletrônicos e telefônicos, mouse pad, capas para micro computadores e mais.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger