13 de dez. de 2010

Porque fazer manutenção no seu Windows?

 
Muitos usuários de computador entendem que basta você comprar um com um sistema Windows instalado e pronto, está resolvido. Mas não é bem assim. O computador assim como carros ou qualquer outra máquina precisa de cuidados, manutenção, revisão. Tanto corretiva como preventiva.

Com o Sistema Operacional ainda mais. Pois há uns que são mais vulneráveis que outros em questão de falhas e invasões. E o Windows, e refiro-me ao Windows como a família Windows (todas as versões), não fica de fora.

Ainda mais que quase a totalidade dos problemas que ocorrem no computador é causado por imperícia ou má administração do sistema. O usuário é o vilão que ninguém quer culpar. Mas a falta de informação é a principal responsável pelo usuário se comportar de forma errada diante do PC.
Antes de ler o tópico a seguir aconselho ler o artigo: O que vem a ser um Sistema Operacional (S.O.)?

Características gerais da família Windows

 
O Microsoft Windows é um software gerenciador do computador fabricado pela Microsoft Corporation Inc.. com sede em Seattle nos EUA, cujo fundador foi Bill Gates. É um sistema operacional bastante utilizado, talvez o mais utilizado em computadores no mundo inteiro. Por ser de fácil manuseio e manutenção possui um custo de manutenção baixo, ou seja, um profissional para qualificado para sistemas Windows é relativamente baixo, em contrapartida o custo de aquisição é bastante alto. Além disso, é um sistema mais voltado para usuários doméstico. Daí o número de técnicos especializados neste sistema operacional no mercado serem maior. Apesar de que a empresa também tem suas versões corporativas deste sistema, como por exemplo, o Windows NT, 2000, 2003 e 2008.

É um sistema proprietário e por isso o usuário não é dono e sim paga por uma licença de uso, ou seja, ele compra, na verdade não o sistema, mas o direito de uso por meio da aquisição de uma chave (KEY). Desta forma o usuário não pode alterar o sistema operacional, porque o código não é aberto para esta opção.

O Windows fabricado para vir junto com um computador novo, por isso muitos usuários entendia que o sistema operacional era parte do computador, não sabia separar hardware de software. Portanto o Windows foi inventado para se tornar um padrão, ganhando mais adeptos e se tornando mais popular ainda. Investindo em marketing pesado e aliando usabilidade com valor de aquisição muito mais baixo do que os sistemas da época, uma vez que os seus concorrentes eram caros e voltados para corporações e nem tão fácil de usar, a empresa de Redmond teve neste sistema seu grande investimento praticamente acabando com a concorrência.

Porém toda esta facilidade de uso e custo baixo de manutenção tem um preço. Em termos de estabilidade e segurança o Windows ainda deixa a desejar. Apesar de esforços que a empresa vem realizando no sentido de sanar tais problemas. Em termos de custo sua aquisição é altíssima em comparado a um Linux, por exemplo. Pelo fato de ser um software, como qualquer outro, ao ser lançado no mercado já se torna desatualizado, e as possíveis correções e melhorias ficam a disposição da Microsoft e não do usuário ou da empresa que o usa.

Estrutura geral
 
De um modo geral um sistema Windows tem a seguinte estrutura: um kernel, um GDI, um registro e o seu diretório principal o c:\Windows. Além disso, toda a sua organização é um pouco aleatória e os arquivos principais de sistema estão jogados praticamente nos diretórios c:\Windows e c:\Windows\system32. Conta ainda com o c:\Arquivos de programas e um diretório dos usuários (para as famílias NT e .net que vão desde o Windows NT até o Windows Seven). Esta estrutura varia um pouco de entre algumas versões, mas praticamente é isto.

Há ainda os subdiretórios principais do Sistema Operacional Windows que são:

c:\Windows\bureau
c:\Windows\command
c:\Windows\cookies
c:\Windows\favoritos
c:\Windows\fonts
c:\Windows\help
c:\Windows\Histórico
c:\Windows\Menu iniciar
c:\Windows\system
c:\Windows\temp

Tudo o que você ver como ícones, área de trabalho, imagens, cores é a representação gráfica de todos estes diretórios do sistema. O endereço dos diretórios pode variar de versão para versão do Windows. O Explorer é um aplicativo, tipo navegador de arquivos do Windows que facilita a navegação e localização de arquivos e diretórios dentro do sistema. Em algumas versões, também chamado de Windows Explorer.

O registro do Windows nada mais é do que um banco de dados onde o sistema guarda todas as informações necessárias para o seu funcionamento. Sua estrutura é composta por chaves e sub chaves (KEY e SUB KEYS). As principais chaves do registro são:

HKEY_USERS
HKEY_CURRENT_USER
HKEY_CLASSES_ROOT
HKEY_CURRENT_CONFIG
HKEY_DYN_DATA
HKEY_LOCAL_MACHINE

Para se chegar ao registro do Windows clique clique em acione o comando Executar (Windows + R) e em seguida digite o comando “regedit”, sem aspas, e em seguida confirme no botão “OK”.

reg1
Surgirá a seguinte janela com a estrutura do registro do Windows:

reg2

Informações de hardware, aplicativos instalados, usuários e ações realizadas pelo sistema e pelos usuários. Como tempo este registro torna-se grande, fragmentado e corrompido. Ai o Windows começa a funcionar de forma mais devagar. Isto é inevitável, faz parte devido à própria arquitetura do sistema Windows. Estes erros no registro afetam a estabilidade do sistema. Ele pode ser chamado executando-se o comando regedit.exe através do Menu Iniciar > Executar. O manuseio do registro não é recomendado de hipótese alguma, a não ser por um profissional qualificado.

Porque ocorrem os erros 

Arquivos indesejados que ocupam espaço no disco rígido e fragmentos de arquivos reduzem a velocidade de acesso ao HD e atalhos inválidos, diminuem a velocidade de navegação do Explorer. Isto se dá devido a programas que são instalados e desinstalados pelo usuário sem o menor critério. Há usuários que não pode ver um CD nas bancas de revistas que instala no PC e depois vai se queixar que o computador está lento. A desinformação e ansiedade em utilizar um computador por parte de um usuário novato é a combinação perfeita pra um desastre: vírus, invasões e perda de informações.

Ainda, devido a fatores inerentes a arquitetura e falha do próprio hardware, mau uso, instalações inadequadas, deficiências na alimentação de energia arquivos são danificados ou destruídos de forma acidental dentro do Windows. Cada pasta ou arquivos de sistema possui uma referência a eles. Quando se apaga estes itens não significa que as informações realmente foram apagadas nos arquivos, ai o sistema fica fazendo alusão a algo que não existe ou que está incompleto.

Informações sobre as atividades executadas no computador ficam gravadas. Tudo que se faz em um PC deixa-se rastros. Tudo fica gravado nos arquivos de logs

Arquivos antigos, duplicados ou registros corrompidos deixa o sistema funcionando de forma morosa. O Sistema de Arquivos precisa ser otimizado para se obter o máximo de desempenho de sua unidade de disco. Mas vale ressaltar ao usuário que a tecnologia, a qualidade, o espaço em disco e a marca do disco rígido têm muito a ver com o desempenho do PC. Portanto se mesmo mantendo todos os cuidados na manutenção do disco você continua com um HD com tecnologia ultrapassada, seu computador não vai obter o desempenho esperado. A escolha do sistema de arquivos a ser utilizado pelo sistema operacional também influencia demais no desempenho, estabilidade e segurança do computador.

Dados desorganizados, não salvos facilitam a perda de informação em caso de falhas nos discos rígidos. Usuários que não tem o hábito de manter suas informações em ordem, aqueles cuja área de trabalho do seu PC é uma bagunça, um lixo, são os que mais sofrem com sistemas lentos.

Downloads, páginas de web duvidosas, e-mails desconhecidos abertos pelo usuário, softwares piratas tudo isto é uma fonte de vírus, spam, spywares, bots, trojans e todo tipo de nojeira. O que muitos usuários não sabem é que antivírus não presta se for pirata. Ele pode até ter em seu computador um software qualquer pirata, mas o antivírus não tem jeito, tem que ser licenciado.

Desta forma, portanto, fica difícil, mesmo o Windows sendo um sistema razoavelmente fácil de manipular, fazer uma inspeção em todos estes diretórios e arquivos. Por isso existem os aplicativos e utilitários que se destinam a este fim. O próprio sistema Windows possui um conjunto de aplicativos que ajudam a reduzir em 40% os problemas de lentidão, estabilidade e segurança no Windows.

Um deles é a Limpeza de disco que procura por arquivos desnecessários que ficam atravancando o disco rígido e elimina-os mediante a autorização do usuário. Já o Desfragmentador de disco vai acelerar os programas usados e aperfeiçoa o sistema de arquivos desfragmentando-o e reduzindo o número de arquivos fragmentados.

Para executar a limpeza de disco você clica em Iniciar>Todos os Programas>Acessórios>Ferramentas do Sistema e em seguida em Limpeza de Disco e siga os passos cuidadosamente.



limpeza1
limpeza2

Marque as opções de arquivos que deseja excluir e confirme. Espere alguns minutos e pronto. A limpeza poderá demorar um pouco se o seu computador tiver muito do que se livrar em termos de sujeira.
Você pode também executar a limpeza de disco através do comando executar digitando o comando “cleanmgr”, sem aspas:
limpeza4

limpeza5

limpeza2 

Para corrigir possíveis falhas nos arquivos e no disco rígido é necessário executar a checagem de disco. Periodicamente.

Para executar a checagem no disco para correção de possíveis erros na estrutura de arquivos e no disco rígido faça o seguinte:

Clique duplo no ícone Meu computador na área de trabalho, clique direito em cima da unidade de disco que se quer verificar e em seguida clicar em Propriedades. Veja figura abaixo:

check1
check2

Na janela de propriedades do seu disco rígido clique na guia Ferramentas e em seguida em Verificar agora. Marque as duas opções para agendar uma verificação ao iniciar o computador. Pronto, agora confirme e reinicie o seu computador. Veja a figura abaixo:

check3
Além destes cuidados o usuário tem que se preocupar em criar seus backups e os pontos de restaurações do sistema.

Para realizar uma desfragmentação de disco, após a conclusão da checagem de erros no disco, você deverá executar o Desfragmentador de disco. Vá em Iniciar>Todos os programas>Acessórios>Ferramentas do sistema>Desfragmentador de disco. Observe a imagem abaixo:

defrag

Você pode também acionar o desfragmentador de disco do Windows através do comando Executar e digitar o comando “dfrgui”, sem aspas.

defragui

A desfragmentador vai acelerar o seus programas mais utilizados e otimizar o sistema de arquivos para trabalhar com maior desempenho.

Aliado a estas ferramentas faz-se necessários a instalação de um antivírus e um software de remoção de spywares. Aconselho aqui o antivírus AVG 2011 Free para quem não quer gatar com licenciamento e o Spybot S&D que é um software de remoção de spaware muito bom e gratuito.

Esperamos mais uma vez que tenham uma visão geral da importância de se fazer manutenções preventivas e corretivas no Windows e o porquê desta necessidade. Até o próximo artigo.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger