Muita gente não conhece todos os recursos do Microsoft Word, apesar de usá-lo no seu dia-a-dia d ele ser o processador e editor de texto mais conhecido do mundo. Convenhamos que este aplicativos é o carros chefe da Microsoft, a despeito do seu sistema operacional que deixa, em termos de segurança, muito a desejar. Há outras suítes Office que incluem outros processadores e editores de textos tão bons quanto o MS Word, mas ainda não chega aos pés desse poderoso software.
O Microsoft Word faz parte de uma suíte Office que é o Microsoft Office que hoje está na versão 2010 ou Office 14 como queira. Esta suíte há em diversas versões e edições, Home and Student, Home and Business, Standard, Professional e Professional Plus, porém todas incluem o MS Word, mas você pode adquiri-lo em separado se quiser. Este aplicativo de escritório não é livre. É um software licenciado e proprietário, sob os termos da EULA (Comercial), ao contrário do Open Office que é um software Livre sob os termos da GPL. Os preços desta suíte Office, que vem incluso o Microsoft Word, variam entre R$ 199,00 a R$ 2.149,00. Ao adquirir o produto você deve imediatamente licenciá-lo para poder usufruir de todos os seus recursos e está em dia com todas os updates e patchs de segurança.
Os requisitos necessários para a instalação do MS Word em seu computador, segundo a Microsoft é a seguinte para a versão 2007 ou versão 12:
Hardware necessário:
- Memória RAM de 256 MB (recomendado) e 512 MB (ideal)
- Disco rígido de 7200 RPM com buffer (o que deixa usuários de notebooks um pouco preocupados, pois os discos destes equipamentos são mais vagarosos dos que os utilizados em PCs desktops.)
- Sistema operacional Windows XP (com SP2), Windows Vista ou Windows Server 2003. (porem o software se dá bem mesmo é com o Windows Vista)
- Após instalado o Office 2007 vai ocupa um espaço em disco de 1,5 GB ao contrário do anterior o Office 2003 que ocupava apenas 500 MB de seu disco rígido.
- Pode-se fazer uma instalação limpa, do zero, ou fazer um update de versões anteriores.
- Novo formato padrão de arquivos o.docx ao invés do.doc. Mas dá suporte aos formatos anteriores.
O que muita gente não sabe ou não se interessa em saber é que o MS Word é muito poderoso e possui recursos para os mais variados trabalhos de escritório.
Hoje, vou abordar aqui uma das tarefas que os usuários mais têm dúvidas, a configuração de margens de páginas no MS Word. As dicas aqui são para a versão Microsoft Word 2007 ou Versão 12, mas quem usa a versão 2010 ou 14, não terá muitas dificuldades.
Como definir ou alterar as margens de páginas no Microsoft Word 2007?
Aquele espaço em branco ao redor da borda da página é o que chamamos de margens. A área imprimível, que fica entre as margens, é onde podemos inserir textos e elementos gráficos como imagens, clip-arts, etc.
O Microsoft Word disponibiliza diversas opções de margens de páginas, ou seja, além das margens padrão podemos personalizar as margens especificando nossa próprias medidas de margens.
Se você pretende encadernar seu texto após a impressão, você terá que usar a margem de Medianiz para acrescentar um espaço extra à margem lateral ou superior do documento que você quer encadernar. Esta margem de medianiz vai garantir que o texto não seja prejudicado caso haja a encadernação, pois ele pode se tornar ilegível devido aos furos de corte nas páginas Observe na figura abaixo um valor de 1,5 cm para medianiz.
Observe também que, acém da medianiz, na opção páginas, mais abaixo, está selecionada a opção Margens de espelho, para páginas opostas.
Para definir margens para páginas opostas, basta usar as margens de espelho para documentos que vão ser impressos em frente e verso, como em livros, revistas ou brochuras. Entretanto, as margens da página esquerda será uma imagem espelho da margem de página direita, em outras palavras, as margens internas e externas têm que possuir a mesma medida.
Agora é importante observar que se definirmos margens de medianiz num documento que tenha margens de espelho é porque este documento precisa de espaço para encadernação.
Se pretender criar um cardápio, um convite um folder para um determinado evento que precise de uma única dobra lateral, use a opção livro, neste caso o Microsoft Word vai inserir uma única dobra de livro central.
O interessante é que ao configurarmos como livro, continuamos a trabalha normalmente como faríamos com qualquer outro documento, escrevendo textos, imagens, gráficos, clip-arts e outros elementos gráficos.
Problemas na impressão
Muita gente encontra problemas na hora de configura margens no MS Word e enviar para impressora. O que muitos não sabem é que a boa pare das impressoras exigem que as margens sejam configuradas com uma largura mínima, já que elas não podem imprimir nas margens das páginas é óbvio. A prova disto é que se tentarmos configurar margens muito estreitas, o Microsoft Word vai emitir uma mensagem de que “Uma ou mais margens foram definidas fora da área de impressão da página”MS Word vai emitir outra mensagem perguntando se realmente você deseja continuar.
Vale ressaltar que estas configurações mínimas de margens vão depender da impressora, da versão do driver da impressora e também to tamanho do papel, por isso é de fundamental importância a leitura minuciosa do manual de sua impressora..
Como configurar ou definir as margens da página
A interface do MS Word 2007 é bem diferente do MS Word 2003. Além dos menus, todo ele é baseado em guias que podem ser ocultadas ou não e dentro destas guias há grupos de comandos ou botões de comandos e atalhos.
Para configurar margens de páginas faça o seguinte. Na guia Layout de Página, no grupo Configurar Página clique na opção Margens. A imagem abaixo mostra o grupo Configurar Página. Em seguida basta escolher o tipo de margem desejada clicando sobre os botões ou clique em Normal para configurara margens padrões ou ainda se deseja usar margens personalizadas clique em Margens Personalizadas, você então irá inserir os valores desejados para margens Superior, Inferior, Direita e Esquerda. Quando você clica no tipo de margem que deseja, todo o documento é alterado automaticamente. Isto é mais uma novidade desta nova versão do MS Word, pois facilita demais a automatização dos trabalhos, principalmente para quem demanda de muito tempo, mas por outro lado deseduca demais o usuário. Principalmente para quem gosta de aprender ou pretende fazer concursos.
Se por algum motivo você desejar voltar às margens padrão, após uma determinada alteração basta seguir os passos: Clique em Margens Personalizadas, depois em Avançado. Na caixa que surgir, clique em Configurar Página, clique no botão Padrão depois confirme em Sim.
Se desejarmos alterar as margens apenas em partes do documento, basta que selecionemos o trecho em questão e depois definimos a margens na caixa de diálogo Configurar Página. Na caixa de diálogo Aplicar a clique na opção No texto Selecionado. O MS Word vai automaticamente inserir uma quebra de seção antes e depois do texto com as novas configurações de margens. Quando o documento já havia previamente sido definido em seções, bastaria clicar em uma seção ou em várias e depois fazer as alterações nas margens.
Existe um recurso pouco utilizado por quem usa o MS Word que é muitíssimo útil, principalmente para aqueles que estão elaborando seu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade ou Universidade que é o Limite de Texto. Esse recurso permite os usuários visualizar as margens da página e ter uma idéia da diagramação de seu texto. Para fazer isto suga os passos: Clique no Botão Microsoft Office logo acima, e a esquerda do MS Word e em seguida clique em Opções do Word e depois em Avançado, na caixa Opções do Word, na seção Mostrar conteúdo do documento e clique para marcar a caixa de seleção Mostrar Limites de Texto. As margens serão exibidas no documento como linhas pontilhadas, mas não serão impressas, pois servirão de orientação para o quem digita o texto e podem ser exibidos apena nos Modo de exibição Layout de Impressão e Layout da Web.
Para configuração de margens opostas, isto é, quando você determinou margens de espelho, siga os passos: Na guia Layout de Página, no grupo Configurar Página clique em Margens e em seguida em Espelhado. E sempre que desejar alterar as larguras das margens, clique na opção Margens Personalizadas e depois em Avançado e depois determine as medidas desejadas nas caixas Intera e Externa.
Para documentos encadernados em que seja necessário configurar a medianiz siga os passos: Na guia Layout de Pagina, clique no grupo Configurar Página e depois em Margens. Em Margens Personalizadas, na lista Várias Páginas clique em Manual. Na caixa Medianiz coloque a medida desejada para margem de medianiz. Em seguida, na caixa Posição da Medianiz, escolha entre Esquerda ou Direita.
Se você optou pela opção Margens de espelho, Duas Páginas por folha ou Livreto, observe que a caixa Posição da Medianiz não estará disponível, porque para estas configurações a posição da Medianiz é determinada automaticamente.
Bem, o que pretendemos aqui é fornecer algumas dicas básicas de como trabalhar com margens no Microsoft Word 2007. Mais uma vez nossa expectativa é que as informações aqui postadas sejam de máxima utilidade para quem está começando ou para quem já utiliza o MS Word 207 e ainda não tinha usado estas ferramentas deste tão poderoso editor e processador de textos.
ótimo! Valeu mesmo! 10!
ResponderExcluir