Antes te prosseguir leiam os dois posts anteriores sobre redes, pois é necessário determinar que tipo de rede deverá ser configurada, que tipo de cabo ou hardware vão ser empregados, e os artigos anteriores dão uma breve visão sobre isto.
Em seguida, com estas informações na mão, você vai ter que cumprir quatro prováveis etapas, porém, duas destas etapas geralmente nem sempre são necessárias.
1. Instalar qualquer hardware que seja necessário
2. Configurar uma conexão com a internet (caso deseje ter internet em sal rede)
3. Interligar os computadores
4. Fazer as configurações do Roteador ou Ponto de Acesso sem fio, este último, apenas para redes sem fio. Então vamos ao trabalho.
Esquema de uma rede com Internet compartilhada |
Comece com a configuração de um computador. Depois da configuração da rede e da certeza que o primeiro computador está funcionando corretamente, você poderá adicionar mais computadores ou dispositivos. As dicas mostradas aqui são para usuários que possuem conexão Internet banda larga, ou seja, DSL ou cabo, normalmente e não para usuários com conexão discada.
A instalação do hardware
Primeiro verifique se seu computador já possui um adaptador de rede, caso contrário, proceda com a instalação destes adaptadores em todos os micros da rede. Cada adaptador possui instruções de instalação, proceda conforme o manual.
Conexão com a Internet
Se sua rede vai fazer uso de Internet banda larga, compartilhando esta internet para os demais micros, o próximo passo é a configuração dês Internet. Para isto você precisa de um modem a cabo se você usa serviços de TV a cabo ou DSL se você contrata séricos de banda larga como Telemar, por exemplo, e uma conta junto a um ISP ( Provedor de Serviços de Internet). Se você já possui uma conexão com a Internet basta apenas verificar se esta conexão está funcionando. Para saber, basta abrir um navegador, pode ser o I.E ou o Mozilla e visitar um site qualquer. Caso você não receba nenhuma mensagem de erro sua conexão está funcionando perfeitamente.
Para faze a configuração da Internet basta abrir o assistente de configuração da Internet e seguir as instruções. Cada sistema operacional possui um modo particular de configurar a conexão com a Internet. No Windows é bastante fácil e intuitivo, no Linux o usuário precisa de um pouco mais de conhecimento para fazer o mesmo serviço. O ideal é consultar um Técnico para que você possa receber as devidas informações ou até mesmo que contrate o sérvico dele.
Compartilhando a Internet
Primeiro é necessário conectar os computadores e em seguida efetuar as configurações do roteador ou do ponto de acesso sem fio.
Há diversas maneiras de conectar os computadores em uma rede e isto vai depender do tipo de adaptador de rede, do modem e da conexão coma Internet que o usuário possui. Também vai depender da necessidade de compartilhar a Internet ou não entre os computadores da rede.
Configuração em Redes Ethernet
Portas do roteador D-Link para conexõs Ethernet |
O ideal seria que em sua casa ou no escritório tivessem tomadas Ethernet para que seus computadores fossem ligados diretamente a elas.
Para um melhor entendimento de como configurar um roteador, acesse o link http://www.boadica.com.br/dica/620/dsl500b-configurando-como-roteador
Configuração em Redes Sem Fio
Esquemade ligação do roteador com o PC |
E as redes HPNA?
Para este tipo de rede devemos ter em cada micro, adaptadores HPNA e uma tomada telefônica em cada cômodo da casa ou do escritório que estiver um computador. Ligue os computadores às tomadas telefônicas que os computadores serão conectados automaticamente.
Primeiro ligue todos os dispositivos que deseja conectar a sua rede, como impressoras por exemplo. Em seguida se sua rede tiver ligações Ethernet ou HPNA, ela tem que ser configurada e pronta para uso. Teste a rede para verificar se todos os componentes e dispositivos estão conectados corretamente.
Compartilhamento de arquivos
Para compartilhar arquivos e impressoras na rede é simples para que utiliza sistemas operacionais Windows (Vista e Seven). No Linux, requer mais conhecimento por parte do usuário, mas no geral, todos os sistemas operacionais possui um assistente de configuração de rede, Internet e compartilhamentos de arquivos. Em suma, o que é necessário fazer é definir o local da rede, em seguida habilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras. Em sistemas Windows você ainda tem que habilitar a descoberta de rede.
É estritamente necessário testar a rede para constatar se todos os computadores e dispositivos conectados estão funcionando corretamente
Entretanto, configurar uma rede requer muita experiência e conhecimento. Políticas de segurança devem ser implementadas, permissões de usuários, tipos de compartilhamentos e quais os serviços que os usuários deverão ter acesso. Resumidamente, uma rede necessita que você configure os protocolos TCP/IP em cada micro da rede, configure um nome para sua rede, nome de cada estação da rede, ative os compartilhamentos, crie os usuários da rede e suas devidas permissões e o acesso a internet. Feito isto, sua rede está funcional. Estas dicas, mesmo que de um modo geral, é útil para quem pretende implantar uma pequena rede em sua casa ou escritório, mas é sempre bom lembrar que consulta ou até mesmo o trabalho de um técnico competente é necessário a medida que a complexidade dos serviços oferecidos na rede e do tipo de rede e escritório.
0 comentários:
Postar um comentário