16 de set. de 2009

Introdução a Rede de Computadores

O que é uma rede de computadores?

Se tivermos quaisquer desportivos computacionais ou computadores interligados entre si temos uma rede de computadores não importando o meio de propagação de dados entre eles. Dentre as redes de computadores ha diversas configurações e classificações quanto a topologia e à tecnologia bem como à sua abrangência.

Dentre estas há uma que merece aqui atenção especial pelo fato de ser a mais utilizada; é a LAN: Local Area Network, ou rede de área local, ou rede local.

Esta rede é uma rede de computadores, impressoras e outros dispositivos localizados em uma área relativamente limitada (por exemplo, um edifício). A rede local permite que qualquer dispositivo conectado interaja com qualquer outro na rede. Esta rede é muito utilizada em pequenas empresas e em cyber cafés e lan houses. Se esta rede é utilizada em casa damos o nome de rede doméstica.

Mas, suponha que eu queira implantar uma rede doméstica, o que eu preciso saber para configurar esta rede? Ora, o leque de opões é tão vasto que impede que se tenha clareza na hora da compra dos componentes da rede. Antes de escolher o tipo de equipamento que você deseja, é necessário decidir a respeito da tecnologia será utilizada em sua rede, ou seja, coo eles vão conectar-se e comunicar-se entre si e com os demais micros.

O que pretendemos fazer aqui será apenas descrever e comparar as tecnologias de redes mais comuns atualmente e listar os requisitos de hardare de cada um.

As tecnologias de rede

Os tipos mais comuns de tecnologias de rede são sem fio, Ethernet e HPNA, esta última é a linha de telefone residencial. Quando nós escolhemos uma destas tecnologias de redes temos que ter em mente o local onde serão postos os computadores, qual a velocidade que se pretende para a comunicação de dados e internet da rede e o quanto estamos dispostos a gastar por isso.

Redes sem fio

As redes em fio faz uso de ondas de rádios para enviar e receber informações entre dispositivos computacionais. Atualmente há rês padrões internacionais de redes sem fio o 802.11a, 802.11b e 802.11g. Enquanto o primeiro e o terceiro padroniza uma transferência de dados a uma velocidade de 54 megabits por segundo (54 Mbps) o padrão 802.11b padroniza uma transferência de dados a 11 Mbps.

Os adaptadores de rede e roteadores para redes sem fios custam em média o triplo dos adaptadores, hubs e switches pra redes do padrão Ethernet. Dispositivos para o padrão 802.11b são mais baratos do que os 802.11a, enquanto os preços de mercados de produtos para redes sem fio cujo padrão é o 802.11g são intermediários e oferecem uma maior amplitude maior do que os outros dois, o 802.11a e 802.11b.
Numa rede sem fio há uma série de vantagens entre as quais a maior facilidade na mobilidade dos computadores, já que não há fios, e a sua instalação são bem mais fáceis do que a as redes Ethernet.

Entre as desvantagens que talvez explique ainda a resistência em se implantar as redes sem fio é que elas são mais caras e mais lentas que as redes Ethernet e HPNA. Além disso, elas são mais afetadas por interferências como paredes, objetos metálicos muito grandes e canos, e aparelhos de telefones sem fio e fornos micro-ondas, quando em funcionamento, interferem de maneira bastante forte nas redes sem fio. Em condições fora da ideal as redes sem fio possui uma classificação de velocidade bem abaixo da convencional.

Redes Ethernet

Estas redes faz uso de cabos para troca de informações entre computadores. Uma rede Ethernet possui uma velocidade que pode chegar a 1000 Mbps, passando por 10 Mbps e 100 Mbps dependendo do cabo utilizado nestas redes. Cabos, switches, hubs e outros dispositivos pra restas redes possui um custo bastante baixo, e ainda muitos computadores veem com adaptadores de redes Ethernet implantados bastando apenas configurá-lo corretamente. Estes dispositivos representam a maior parte do custo nestas redes.

A tecnologia Ethernet possui a seu favor a comprovada confiabilidade, é barata e rápida. Em contrapartida, o fato dos cabos serem instalados entre os computadores e um concentrador (hub, switches ou roteador) exige uma demandar tempo considerável e pode ser muito trabalhoso, pois, nem sempre computadores e demais dispositivos estão num mesmo ambiente físico e o a Ethernet Gigabit é muito cara ainda.

Redes HPNA

As redes HPNA utilizam cabos telefônicos domésticos com conectores RJ11 pra enviar informações. A HPNA 2.0 transfere dados a uma velocidade de 19 Mbps, enquanto a HPNA 3.0 consegue uma taxa de transferência de 128 Mbps. Os adaptadores HPNA são mais caros do que os Ethernet, porém, bem mais barato do que os das redes sem fios.
Estas redes possui a vantagem de fazer uso da própria fiação telefônica já existente nas residências e não necessita de concentradores (hubs, switches e roteadores) pra que se possa conectar mais de um dispositivos computacionais ou computadores. A desvantagem destas redes é que é necessário um ponto telefônico em cada ambiente em que se tenha um computador além de todas as tomadas ser da mesma linha telefônica.

Enfim, esperamos que neste tópico tenhamos esclarecido de modo geral o que seja uma rede e suas diferentes tecnologias. Num próximo artigo abordaremos questões como os dispositivos utilizados em redes domésticas, as topologias e configurações bem como a classificação quanto à abrangência e a configuração de uma rede doméstica.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger