15 de out. de 2009

O que vem a ser um Sistema Operacional (S.O.)?

Vamos, com este artigo, iniciar uma série de matérias abordando os sistemas operacionais, para que os alunos de hardware entendam de forma rápida e simplificada o que vem a ser um S.O e que administrar um Sistema Operacional não é apenas saber utilizar suas funções básicas e muito menos saber utilizar apenas um tipo de Sistema Operacional.

De forma direta e simples poderíamos dizer que é um software projetado para rodar outros programas em um computador. É o software mais importante do computador, considerado o pilar de sustentação do PC, pois terá que gerenciar tanto os programas como os recursos de hardware. São ainda responsáveis pelo controle e gerenciamento de toda a memória do PC, reconhecer todos os dispositivos externos do PC e ainda gerenciam arquivos armazenados em discos rígidos e periféricos conectados ao computador, como impressoras, scanners, webcam, etc.

O trabalho de um S.O. é enorme. Eles monitoram desde programas de diferentes tipos quanto os usuários do sistema, ao mesmo tempo em que fiscalizam se tudo está funcionando perfeitamente bem. Além de desempenhar um papel crucial na segurança, onde seu trabalho inclui o bloqueio de usuários não autorizados a ter acesso à máquina.

Existem diversos tipos de Sistemas Operacionais bem como diversos fabricantes. Existem Sistemas Operacionais mono usuários e multiusuários, mono processados e multiprocessados, mono tarefas e multitarefas e ainda os Sistemas Operacionais em tempo real.

Sistema Operacional multiprocessado é aquele que roda os programas utilizando mais de um microprocessador. Os Sistemas Operacionais multitarefas permitem rodar mais um programa ao mesmo tempo. Os multiusuários são capazes de gerenciar mais de um usuário ao mesmo tempo ao contrário dos sistemas mono usuários. Existem ainda os Sistemas de multiprocessamento, onde permitem executar instâncias ou partes diferentes de um programa simultaneamente.

Os Sistemas Operacionais de tempo real são geralmente utilizados em computadores servidores por permitirem uma resposta imediata às requisições feitas pelos usuários.

Um Sistema Operacional de Disco (DOS) não pode ser considerado um sistema de tempo real, pois são lentos e demoram questões de segundos e minutos para atender uma requisição. Em navegação, por exemplo, os sistemas operacionais de tempo real são bastante empregados, pois fornecem respostas imediatas às requisições que lhe são feitas.

Atualmente os Sistemas Operacionais englobam mais de uma das características abordadas acima. Um exemplo disso são os Sistemas Operacionais Windows XP, VISTA, Seven, GNU Linux e Maços.

Num próximo artigo iremos abordar as partes principais de um sistema Operacional, as diferenças entre os dois sistemas operacionais MS Windows, GNU Linux e MacOS. Até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger