Num passado não muito distante, criar um site e coloca-lo no topo da
lista dos motores de busca da internet era a prioridade de uma empresa.
Se um cliente teve uma boa experiência com uma empresa isso gera
dividendos. Estudos e pesquisas demonstram que esse cliente pode trazer até
três clientes para a empresa. Mas se a experiência que ele teve com a empresa
foi ruim e ele resolve usar a internet para reclamar dos maus serviços desta
referida empresa, ela pode deixar de ganhar até dez outros clientes e seu
negócio se vai pelo ralo.
Fecebook, twitter e outros são ferramentas essenciais para quem pretende
divulgar seu negócio, mas se as coisas não deram certo o perigo de descontrole
é enorme.
Para quem está iniciando um negócio e quem já tem uma pequena empresa é
importante atentar para alguns fatores quando o assunto é redes sociais.
Planejamento
Não seria mais produtivo e seguro no início de tudo criar apena sum
único perfil na rede, ao invés de criar vários perfis em diversas redes
sociais? Ou seja, apenas no facebook, por exemplo. A partir disto bastaria
definir a regularidade com que o perfil seria atualizado, alimentado com dados
e monitorado.
Qual o motivo?
Os objetivos em se ter uma rede social devem ser estabelecidos
criteriosa e cautelosamente. Marcar presença nas redes sociais só porque os
seus concorrentes estão lá não basta. É necessário que você saiba o porquê sua
emprese quer e precisa estar lá, com opor exemplo, gerar tráfego para sua
homepage, incrementar o cadastro de clientes, vender mais, etc.?
Quem vai administrar?
O contato entre um cliente e sua empresa no ambiente das redes sociais é
bastante diferente daquele que ocorre na loja física. Neste, a negociação fica
limitada entre as partes: cliente e vendedor ou gerente. Na internet, centenas
de indivíduos podem estar ouvindo, vendo ou questionando, ou seja, interagindo
ao mesmo tempo com tudo o que acontece.
É preferível que se estabeleça quem, um responsável para administrar e
divulgar as ofertas, avisos, alertas e respostas aos comentários.
Este que vai ser o responsável por tudo isso, necessita possuir certas
qualidades agregadas como saber escrever corretamente, um pouco de psicologia
aplicada nas relações interpessoais, boa educação além de autoridade e
autonomia par agir. Se a empresa é pequena essa pessoa termina por ser o
próprio dono da empresa.
Reputação
Nas redes sociais a interação é o que mais prevalece entre os clientes e
a empresa. É preciso que se esteja atento não apenas para os elogios, mas para
as críticas também.
Os elogios serão direcionados para aquecer as vendas e as críticas serão
utilizadas de maneira construtiva. Monitorar a reputação de seu pequeno negócio
ou de sua empresa é algo que não se pode relevar. Cedo ou tarde alguém vai
reclamar de seu produto ou serviço. O feedback deve ser
imediato. A resposta deve ser eficaz e conquistar o cliente.
Produzir conteúdo
Além de gerar valor, manter todos os clientes e potenciais futuros
clientes informados sobre novos produtos e serviços, dar um ar dinâmico ainda
promove o estreitamento entre os clientes e sua empresa. Deixar este meio de
interação sem acesso é o mesmo que não estar nele.
Divulgar a promover
É preciso ainda fazer com que os clientes saibam que sua empresa está
presente nas redes sociais. O site da empresa é o meio mais eficaz de
divulgação, que, por meio de e-mails informa-se a todos os clientes sobre as
novidades, oportunidades de negócios, descontos e promoções. Isso
deve se tornar um hábito periódico, semanal, por exemplo. Isso criará um hábito
no consumidor como se ele estivesse indo pessoalmente semanalmente à sua
empresa.
Entretanto, se essas dicas simples forem postas em prática, de forma
planejada, com certeza será notado uma melhora nos resultados e um sucesso será
visto. Nunca é demais salientar que isto não é fácil apesar de simples. Afinal,
o que as redes sociais mais almejam? Fidelização dos atuais e futuros clientes,
automaticamente, vendendo uma marca de maneira sutil cujo investimento terá de
ser relativamente baixo.
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