27 de abr. de 2011

Plugins – Parte 1

O que são plugins? Alguém já deve ter ouvido falar em plugin. Pois bem, muitas vezes você necessita que um programa ou que seu computador execute uma determinada tarefa e ai nada acontece ou então recebe uma mensagem de erro.
Para entender o que é um plugin, é necessário que você entenda duas coisas: Primeiro que a tecnologia caminha a passos largos, as invenções e os desenvolvimentos e atualizações em tecnologia se dá de uma maneira bastante rápida. Outra coisa, levando em conta o fator acima mencionado é que um produto lançado no mercado já se encontra defasado logo ao ser anunciado pelos fabricantes. Como um antivírus poe exemplo. Ao ser lançado no mercado ele já apresenta-se desatualizado porque naquela data de lançamento ele já havida sido fabricado e naquela mesma data muitos vírus novos já foram criados, pois a velocidade de surgimentos destes vírus são de quase 300 por dia. Dai a necessidade de mantê-lo sempre atualizado.
O mesmo se dá com os demais programas e até com o próprio Sistema Operacional. Quando um S.O é lançado no mercado outros softwares também já foram e ainda vão ser lançados. Como a velocidade de produção destes softwares são muito rápida com relação ao S.O., é necessário atualizar os sistemas operacionais de quando em vez.
Outro fator é que o sistema operacional não vem com todas as funcionalidades de quem um usuário precisa. Por isso que as vezes você vai ouvir uma música sem seu PC e as vezes não consegue porque o formato de do arquivo de áudio de sua música não é suportado pelo sistema operacional e para isto é necessário adicionar esta funcionalidade ao S.O..
É ai que entra os plugins. Plugins nada mais são do que pequenos programas que agregam uma maior funcionalidade a outro programa ou sistema operacional ou apenas melhoram o funcionamento destes. É o caso, por exemplo, do KLite que faz com o seu programa player de música, como o Windows Média Player toque determinados arquivos de áudio que antes não tocava.
Plugins essenciais

O Plugin depende do programa que você está utilizando. Existem diversos tipos e categorias de plugins. Existem aqueles que melhoram o desempenho e funcionalidade do S.O., outros agregam funções e desempenho e a programas e os que facilitam e melhora a navegação na internet dando uma maior qualidade de funcionamento ao seu navegador web. De modo geral o plugin depende do que você está querendo ou possui instalado em seu computador. Porém existem plugins que são essenciais e que não podem faltar em seu computador.
Eu poderia agrupar os plugins em grupos: os de segurança, os de multimídia, os utilitários e os de web. Pois bem. Irei agora de maneira bastante geral mostrar os plugins que não podem faltar em seu pc.

  1. Java Runtime Environment 1.6.0.25 (32-bit). Este plugin da Oracle permite que o usuário execute aplicações chamadas de “aplets” que são outros tipos de programinhas escritos me linguagem java. Estes “aplets” possibilitam que sua navegação seja mais rica e mais dinâmica e interativa do que uma simples navegação. Esta tecnologia faz parte do projeto Java 2 Runtime Environment, Standard Edition (JRE) que unifica a plataforma java com as versões mais populares dos browsers (navegadores) de internet. Este plugin permite que certos downloads sejam baixados de forma mais segura e protegida, principalmente se for dentro de uma rede de computadores. Sem falar que muitas aplicações multiplataforma, como acesso a serviços bancários, exigem o java para funcionar de modo correto e seguro.
  2. Flash Player 10.3.181.5 RC 1. Este plugins existe tanto na versão para I.E. Com para Firefox. É distribuído pela empresa Adobe Systems Inc. Este programa é leve, possui alto desempenho e fornece uma poderosa experiência para usuários proporcionando-lhe maior prazer ao navegar pela web além de ser compatível com os principais sistemas operacionais, navegadores, tanto em PCs, celulares e dispositivos móveis. Há, atualmente, uma estimativa de que ele esteja instalado em mais 750 milhões de computadores conectados à Internet e dispositivos móveis. Como o Flash Player é possível criar, elabora e disponibilizar poderosas aplicações web aos usuários finais proporcionado a eles grandes experiências digitais, como a visualização e interacção com animações através da web. Com ele instalado é possível proporciona o ao internauta a aplicações e vídeos em flash em tela cheia, vídeos de alta qualidade de compressão que não exigem uma lata largura de banda para serem vistos ou baixados. Possibilita ainda a visualização de textos de alta fidelidade utilizando o motor de renderização de texto avançada, recursos e efeitos em tempo reais como Blur, sombras, brilho, chafro, gradiente, chanfro com gradiente brilhante, mapa de deslocamento, convolução e matriz de cores, composições de mídia inovadoras em canais alfa de 8 bits de vídeo, modos gradiente radial, mistura de cores e recursos adicionais para os formatos de imagem GIF, JPEG Progressivo e PNG.
  3. Silverlight 4.0.60310 da Microsoft Corporation é um programa freeware. Na verdade é um plugin para navegadores web programável que possibilita a visualização de recursos como animação, gráficos vetoriais e reprodução de áudio e vídeo permitindo ao usuário experimentar aplicações para Internet carregada de recursos. O silverlight oferece um modelo de programação flexível que suporta AJAX, VB, C#, Python e Ruby e se integra com aplicativos web já existentes. Ele recebe de forma rápida e econômica vídeos de alta qualidade a todos os principais navegadores seja em plataforma MAC ou Windows. Alguns já acreditam que o Flash pode se tornar obsoleto.
  4. DirectX 9.0c também da Microsoft Corporation é um conjunto de tecnologias projetadas para deixar computadores baseados em Windows uma plataforma ideal para executar e exibir aplicações ricas em elementos multimídias como gráficos full-collor, vídeo, animação 3D, e áudio de alta fidelidade. Possui ainda atualizações de segurança e desempenho, a agrega diversos recursos novos em todas as tecnologias que podem ser acessados pelas aplicações usando as APIs do DirectX. A recente versão do Windows Gaming Microsoft API, por exemplo, oferece a nova e poderosa Microsoft Hiugh-Level Shader Language (HLSL) e recursos do conjunto de suas mais avançadas ferramentas de design para o desenvolvimento de elementos multimídia, gráficos com espectro completo de cores, vídeos, animações 3D e capacidades melhoradas de áudio. Para usa o PC para grandes aplicações multimídia e jogos este plugin não pode faltar de maneira alguma em seu PC. A versão 9 do DirectX apresenta melhorias significativas em seu conjunto de APIs. O DirectSound fornece novas capacidades de áudio e e vídeo, o DirectShow acelera a renderização de hardware e o Direct3D aumenta o baixo nível de programação gráfica com vértice programáveis e novo modelo pixel shader 2.0.
  5. O Adobe Reader 10.0.1 da Adobe Systems Inc ou o Foxit Reader 4.3.1.0323 da Foxit Software permite que o usuário leitor execute arquivos no formado PDF, sendo que o segundo eu aconselho mais pelo fato de ser freeware e mais leve e ainda oferece umas funcionalidades a mais que no Adobe Reader só conseguimos com a versão paga. O padrão global de software para leitura de documentos em PDF e compartilhamento de documentos eletrônicos é o Adobe Reader. É o único visualizador de arquivos PDF que possibilita abrir o arquivo e interagir com todos os documentos PDF. Posso usar o Adobe Reader para visualizar, pesquisar, assinar digitalmente, verificar, imprimir e colaborar com arquivos Adobe PDF. Além de ver e pesquisar arquivos em PDF, posso ainda incluir portfólios e mapas em PDF, armazenar e compartilhar documentos, compartilhar minha tela, utilizar serviços do acrobat.com, revisar documentos utilizando ferramentas de comentários conhecidas como anotações, destacando linhas, formas e selos e assinar documentos digitalmente (apenas nas versões Acrobat Pro ou Acrobat Pro Extended). A vantagem do Foxit Reader sobre o Adobe Reader é que ele é gratuito, leve, pequeno e inicia de forma bem mais rápida que o seu concorrente o que é sua característica definida e é compatível com o padrão PDF-1.7. Incrivelmente pequeno ele abre quase que imediatamente, e você não é obrigado a visualizar de forma irritante uma janela ou logotipo da empresa ao executar o programa ou nome do criador, etc. Pois ele possui um recurso chamado de fast-Breezing. Outro recurso interessante do Foxit Reader é a ferramenta anotação que permite que você faça anotações ou comentários a medida que estiver lendo o documento. Ela ainda permite desenhar gráficos, destacar e digitar textos, e imprimir ou salvar o documento PDF depois das anotações e comentários feitos por você. Possui um recurso conversor de textos que possibilita que o usuário leitor converta todo o documento PDF em um arquivo de texto simples. O Foxit Reader respeita totalmente a privacidade e a segurança dos usuários e nunca irá se conectar à internet sem a permissão do usuário. Enquanto que outros leitores PDF, or vezes, de forma silenciosa e sorrateira, conecta-se á internet em segundo plano e ainda não possui nenhum spyware, o que faz deste programa altamente seguro e garanta a privacidade do usuário.
  6. WinRAR 4.00 (32-bit) da RARLab ou o 7-Zip 9.22 Beta (32-bit) da 7-Zip.org são aplicativos utilizados para compactar e descompactar arquivos, sendo que o último é um software open source. Ambos existem tanto na versão 32 bits com 64 bits. Existem outros no mercado como o famoso WinZip, porém me dei ao trabalho de mencionar apenas estes dois por serem os melhores em minha opnião. O WinRAR é um utilitário de arquivamento que suporta totalmente arquivos no formato RAR e ZIP e capaz de descompactar arquivos no formato CAB, ARJ, LZH, TAR, GZ, ACE, UUE, BZ2, JAR, ISO, 7Z e Z. Ainda produz arquivos compactados menores de forma consistente o que poupa espaço em disco e custos de upoload via e-mail ou pela web. A interface do WinRAR é bastante interativa que você pode fazer uso tanto com o mouse ou pelo teclado com uso de atalhos e ainda pode fazer uso de linha de comando via prompt. Além de ser mais fácil de usar do que a maioria dos programas de compactação ele possui um Wizard que possibilita o acesso rápido às funções básicas de arquivamento por meio de um procedimento simples de perguntas e respostas. Basta você ir respondendo algumas perguntas e ele fará o serviço de arquivamento para você. Além disso ele ainda oferece o serviços de criptografia AES (Advanced Encryption Standard) com uma chace de 128 bits e suporta arquivos com até 8589 bilhões de gigabyte em tamanho. Possui ainda um recurso selfextrating (auto extração de arquivos) e ainda a capacidade de compactar arquivos em vários volumes e conta ainda com recursos de recuperação e correção de arquivos o que permite a construção de arquivos mesmo que esteja danificado. O 7Zip possui uma alta taxa de compressão o que também possibilita uma grande economia de espaço de armazenamento. Além de um software open source, possui as seguintes características: alta taxa de compressão no novo formato 7z com LZMA, suporta descompatação de arquivos no formato 7z, ZIP, GZIP, BZIP2, TAR, ARJ, CAB, CHM, CPIO, DEB, DMG, HFS, ISO, LZH, LZMA, MSI, NSIS, RAR, RPM, UDF, WIM, XAR e Z, possui uma taxa de compressão para os formatos ZIP e GZIP: de 2 a 10% melhor com relação a fornecida pelo PKZip e WinZip, possui uma forte criptografia AES-256 nos formatos ZIP e 7z, capacidade de auto-extração para os arquivos no formato 7z, integração total com o Windows Shell, possui um gerenciador de arquivos poderoso, suporte poderoso a de linha de comando, possui plugin para o FAR Manager e suporta 74 idiomas.
  7. Shockwave Player 11.5.9.620 da Adobe Systems Inc permite executar jogos e aplicativos online. O shockwave Player é um poderoso padrão para reprodução multimídia na web que permite visualizar recursos interativos como jogos, apresentações de negócios, entretenimento e anúncios exibidos no navegador web. Ao instalar o Adobe Shockwave Player o usuário terá acesso a alguns dos melhores conteúdos que a web tem a oferecer, incluindo deslumbrantes jogos em 3D e entretenimento, demonstrações interativas de produtos e aplicativos de aprendizagem online. O Shockwave Player exibe conteúdo da web que foi criado pela Adobe Director, incluindo os conteúdos feitos com as versões anteriores e Director MX 2004. Ao contrário do Adobe Flash, Shockwave Player não exibe conteúdo da Web cliente mas roda a partir do servidor de destino, como demonstrações multimídia interativa, merchandising e aplicações, jogos e multi-usuário, além de existir versão Shockwave para Internet Explorer e Mozilla Firefox.
  8. NET Framework Version 2.0 SP1, .NET Framework Version 3.5 SP1 e o .NET Framework Version 4.0 da Microsoft Corporation são necessários para rodar aplicativos desenvolvidos na plataforma .Net. A Microsoft. NET Framework versão 2.0 instala o pacote redistribuível .NET Framework e arquivos associados necessários para executar aplicativos desenvolvidos para atingir o .NET Framework v2.0. O .NET Framework versão 2.0 melhora a escalabilidade e o desempenho de aplicativos com um cache aprimorado, implantação de aplicativo e atualização com o ClickOnce, suporte à mais ampla gama de navegadores e dispositivos com controles do ASP.NET 2.0 e serviços. Já o A Microsoft. NET Framework 3 é o novo modelo de programação de código gerenciado para Windows ®. Ele combina o poder do. NET Framework 2.0 com novas tecnologias para a criação de aplicativos que proporcionam aos usuários experiências visuais atraentes, comunicação integrada e sem fronteiras, tecnologia e capacidade para suportar uma ampla gama de processos de negócios. Estas novas tecnologias são o Windows Presentation Foundation, Windows Communication Foundation, Windows Workflow Foundation e Windows CardSpace. .A NET Framework 3 é incluído como parte do sistema operacional Windows Vista, você pode instalá-lo ou desinstalá-lo usando o Windows Características Painel de Controle. Este pacote é redistribuível para Windows XP e Windows Server 2003. A última versão (3.5) contém muitas novas funcionalidades incrementalmente sobre a .NET Framework 2.0 e 3.0, e inclui .NET Framework 2.0 Service Pack 1 e .NET Framework 3.0 Service Pack 1. O. NET Framework é o modelo de programação da Microsoft abrangente e consistente para a construção de aplicações que oferece aos usuários experiências visualmente surpreendente, uniforme e uma comunicação segura, além da habilidade de modelar uma série de processos de negócios. A Microsoft .NET Framework 4 instala o pacote redistribuível .NET Framework e arquivos associados que são necessários para executar e desenvolver aplicações para o .NET Framework 4. O .NET Framework 4 trabalha lado a lado com versões mais antigas. Os aplicativos que são baseados em versões anteriores do continuará a rodar com a versão atual por padrão. .NET Framework 4 inclui os seguintes novos recursos e melhorias: melhorias na CLR e BCL, melhorias no ADO.NET, melhorias para o ASP.NET, melhorias no Windows Presentation Foundation, melhorias para o Windows Workflow Foundation e Windows Communication Foundatio.
Bem, nos próximos artigos irei abordar mais sobre os plugins essenciais que você não pode deixar de ter instalados em seu PC. Também farei uma breve abordagem sobre algumas nomenclaturas e termos que aparecem neste artigo para que os vocês tenha um melhor entendimento do assunto. Os links que de cada plugin vão direto para o site do fabricante, lá basta procurar pela área de downloads e baixar sempre a última versão do aplicativo. Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger