4 de out. de 2010

Como saber se o seu computador está doente?

Como sabemos se o nosso computador está infectado com algum tipo de software malicioso, como spyware, adaware, vírus, etc.? O que realmente são estes softwares maliciosos e quais os danos que eles provocam e como se proteger deles? Estas são algumas das muitas dúvidas que usuários de computadores têm hoje em dia. Vamos tentar ajudar fornecendo alguns esclarecimentos e ao mesmo tempo fornecendo algumas dicas de segurança.

Pragas comuns

O tipo de praga mais comum que infecta os computadores são os spywares e os vírus. Spywares são softwares que se instalam no computador de um usuário para observar a gravar as atividades deste. Certos spywares gravam as teclas utilizadas pelo usuário como também as informações por ele fornecidas a sites e a programas utilizados pelo internauta. Estas informações são usadas para definir a identidade do internauta em sites de comércio. São utilizadas para direcioná-los a produtos ou informações específicas de interesses deste usuário, mas também são utilizadas pra roubo de dados e de identidade de quem usa o computador e a internet. Spywares geralmente são pequenos aplicativos que são instalados no seu computador de diversas maneiras. Mas a forma preferida é ele vir escondido, oculto em programas como joguinhos gratuitos com o Tíbia e outros, em protetores de tela (screensavers) e até mesmo emoticons e cursores animados que a galerainha jovem costuma baixar para dar um visual mais agradável ao seu computador.

Um outro tipo de praga bastante recorrente e a mais antiga é o vírus de computador. Estes, nos últimos anos, se tornaram tão complexos que alguns deles são também spywares.

PC com Spyware Um vírus de computador nada mais é do que um aplicativos (programa) que se auto multiplica e tem um poder de propagação muito grande. A técnica utilizada por eles é a replicação automática, ou seja, fazendo cópias de si mesmo, no computador infectado e se propagando através da rede de computadores, local ou da web. Mas o vírus também pode inserir seu código de computador em um  arquivo de programas ou num arquivo do próprio Sistema Operacional. Estes softwares maliciosos, os vírus, nem sempre causam danos a arquivos ou ao computador, mas cria o inconveniente de afetar drasticamente o desempenho do micro deixando-o lerdo e instável a ponto de se tornar inviável seu uso. Resets aleatórios, fechamentos inesperados de programas, travamentos, demora na resposta de uma determinada ação como salvamentos de arquivos, etc.

Quantos aos danos provocados por vírus apresentam-se em diferentes graus, e variam como já foi mencionado entre a diminuição do desempenho do PC e a perda parcial ou total de informações e de programas. Esta perda pode ser tanto reversível como irreversível dependendo do nível de infecção. Na pior das hipóteses, os vírus também podem causar alterações nos dados ou nos programa do seu computador.

Mas devido a sua complexidade atualmente eles se comportam como worms, trojans horses ou sapywares., enviando, or meio de e-mail, informações sigilosas dos usuários através de mensagens e disseminando-se pela internet ou rede de computadores. Mesmo que este vírus não danifique seu PC, ele, devido ao processo de disseminação pode deixar o seu computador lento e sem acesso a Internet, por exemplo, ou deixá-la lenta ao abrir um navegador qualquer. As vezes o computador apresenta-se com funcionamento estranho e com problemas que se confundem com problemas de hardware.

Outras ameaças

Além de spywares e vírus, há muitas outras ameaças ao seu computador e às suas informações que estão armazenadas e aos seus dados pessoais. Dentre elas os vermes e cavalos de tróia.

O worm (ou verme) é um código malicioso que não precisa da permissão ou interação do usuário para se proliferar. Quase a totalidade dos worms se multiplica por meio de anexos de e-mails que contaminam o PC depois de abertos estes anexos. Eles imediatamente vão infectar arquivos específicos do computador com oos catálogos de endereços do Outlook Expresse ou MS Outlook Express, por exemplo, e páginas Web temporárias que armazenam endereços de e-mails e alguns arquivos localizados na pasta temp do Windows.

Este tipo de praga, os worms, usa os endereços de e-mails para distribuir e-mails infectados e geralmente falsificam ou imitam endereços de e-mails de terceiros. Como faz? Coloca no campo “de:” endereço imitado ou falsificado de alguém que você conhece ou que possui na sua lista de contatos. Desta foram as mensagens infectadas, geralmente com assuntos que você pode achar interessante, parecem ter vindo de alguém que você conhece. Feito isso, o próximo passo é a proliferação automática por meio de e-mails, redes locais ou internet através de redes sociais como Orkut, Facebook, etc. ou explorando alguma vulnerabilidade do seu Sistema Operacional, sobrecarregando esses Sistemas antes mesmo que você possa identificar a causa do problema. Ironicamente, os worms (vermes) nem sempre são tão destruidores assim, mas os problemas de desempenho e de instabilidade causados por eles no computador e na rede são enormes.

Já o cavalo de tróia (trojan horse) ou simplesmente trojans são softwares maliciosos que se escondem como programas bonzinhos ou se disfarça de programas dentro de outros programas. Recebe esta denominação em alusão ao Cavalo de Tróia presenteado aos gregos como um sinal de reconhecimento de paz e de amizade por parte dos troianos, onde na verdade estava cheio de soldados prontos para destruírem a cidade no momento oportuno. As vezes até uma inofensiva proteção de tela que você baixou da Rb, vem escondido um trojan. Feito isso o trojan abre, por meio de um código, as portas do seu PC para invasão por parte de um Hacker. Este tipo de praga muitas vezes só podem ser distribuídos por meio de vírus, worms ou programas que são baixados da Web, pois nem sempre eles tem a capacidade de se proliferarem por conta própria.

Existem ainda programas maliciosos que agregam as funcionalidades de todos as pragas acima. São as ameaças mistas. Ou seja, combinam todas ou alguns programas mal-intencionados ocultando-se dentro de outro programa legalmente instalado no seu PC. Por isso, atualmente, quase todos os antivírus vem hoje com mais funcionalidades do que no passado. Alguns deles vem até com spywares agregados a ele, com Oe o caso do AVG.

Como se pega estas pragas?

Ora, por incrível que pareça, o maior culpado nisto tudo é o próprio usuário. De certo que alguns sistemas operacionais possuem algumas vulnerabilidades, porém a incapacidade do usuário de ter certos cuidados, criando assim uma cultura indevida no uso do PC é quem mais possibilita a proliferação destas pragas.
De certa forma, todos os especialistas em segurança admitem uma coisa: em quase 10% dos casos é necessário a interação do usuário para eles se propaguem e causem danos aos sistemas computacionais e usuários.

Contudo, há alguns fatores e atitudes por pare dos usuários que facilitam a ação deste tipo de problema
  • Uso de software não licenciado (pirata) em seu computados
  • Uso de antivírus desatualizado, que serve apenas de decoração, em seu PC
  • Ma uso do e-mail, pendrives e ou qualquer mídia removível do PC por parte do usuário
  • Mal uso da internet, côo visita a sites que o usuário Sab que não são seguros.

Como se proteger

Primeiro evitando os hábitos acima. Segundo procurando ter uma postura mais observadora, critica e responsável diante do PC, principalmente se você está em um local de trabalho. Insisto sempre, na empresa em que trabalho que computador de trabalho não é computador de lazer, ou que computador da empresa não é computador pessoal. Portanto o usuário não pode fazer o que quer neste PC achando que não vai ser penalizado. Vai sim, de uma forma ou de outra ele vai ter que arcar com os prejuízos, tanto o incomodo no uso do equipamento como por parte da empresa se ficar comprovado o mal uso do seu equipamento promovendo assim a proliferação de vírus pela rede, comprometendo os trabalhos e até mesmo as informações da empresa.

Outra questão é procurar sempre manter atualizado o seu Sistema Operacional e não utilizar programas pirateados em seu computador, Principalmente os baixados da internet. Manter sempre um antivírus e um programam anti-spywares atualizados. Quanto a estes, é que não podem mesmo ser piratas, porque ai servirão apenas de meros enfeies ao seu PC, ocupando espaço em disco desnecessários.
Verificar pelos seguintes sinais em seu computador, pois geralmente a presença destes sinais ou comportamentos é a comprovação de que seu computador está infectado:
  • Aparecimento de barras de ferramentas, reduzindo a área de visão do navegador, links ou favoritos que não foram adicionados por você.
  • Página inicial do navegador e cursor do mouse modificados, janelas que se abrem infinitas vezes e de forma automática e inesperadamente em seu computador,
  • Ao digitar um endereço de um site em seu navegador e ser direcionado para outro que nada tem a a ver com o que você procura.
  • Ao abrir determinado programa que você sempre utiliza e perceber lentidão na execução deste programa.
É óbvio que nem todo o problema de desempenho em seu computador pode ser oriundo da infecção de vírus ou outro software mal intencionado, mas é a primeira suspeita. Agregam-se a isso os hábitos de cada usuário. Cada usuário tem um perfil, de acordo com este perfil pode facilmente diagnosticar problemas com vírus, Isto porque não existe um único identificador para se possa afirmar que seu computador possui vírus, mas um conjunto deles pode apontar para isto e o baixo desempenho inesperado, principalmente se o hardware é recente e robusto é um bom sinal de que seja vírus.

Além destas medidas o que ajuda muito a aumentar a segurança do seu computador é o uso de um firewall, bloqueador de pop-ups, antivírus e anti-spywares instalados e atualizados.

Quanto aos spywares, eles podem se esconderem em locais de difícil remoção ou até mesmo você nem ver onde eles estão instalados, pois eles se localizam em áreas do computador muito difícil de ser removidos. Por isso a instalação de um programam anti-spyware é fundamental, pois mesmo que você aparentemente o tenha removido, e perceber que o PC ainda está com sintomas de infecção, procure um técnico ou profissional especializado pois em certos casos só a reinstalação do sistema resolve, e saiba que a reinstalação do sistema remove o spyware mas também remove todos os seus arquivos.

Sempre procurar, em sites de fabricantes de antivírus por atualizações, vacinas e novidades a respeito de novos vírus. Abaixo estão os links dos principais antivírus:

http://www.symantec.com/index.jsp
http://www.mcafee.com/br/
http://www.avira.com/
http://www.avgbrasil.com.br/
http://www.pandasecurity.com/brazil/
http://www.avast.com/pt-br/index
http://us.trendmicro.com/us/home/
 
Para se ter uma breve idéia sobre os melhores antivírus no mercado visite o link abaixo:

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/antivirus-gratuitos-qual-deles-e-o-melhor/9136
 
Para quem usa Sistemas Operacionais da Microsoft, o cuidado deve ser redobrado, pois além de ser um sistema mais vulnerável, é o mais conhecido no mundo e isto facilita a criação de vírus por pare de seus criadores. Quanto ao GNU Linux há vírus, porém bastante raro que chega a ser quase inexistente. Mas isto não dispensa a instalação de um antivírus mesmo que seja gratuito.

Segundo a Panda Security, são criados cerca de 3 mil novos vírus por dia, e o Brasil é considerado um pioneiro na criação destas pragas virtuais, e de um modo gerla todos eles tentam enganar o usuário. O que anes foram criados para testes de vulnerabilidades em softwares e Sistemas Operacionais, hoje tem outra finalidade.

Os spams também são uma forma hoje muito eficaz de propagação de pragas virtuais. Segundo a CERT, o ano de 2010 houve um aumento significante do numero de spams. Muitas vezes estes spams são desenvolvidos apenas com tal finalidade, infectar computadores no mundo afora.

Entretanto, o que esperamos aqui é ajudar aos usuários a ter mais responsabilidade no uso do computador, da internet e ser mais vigilante e atento as várias pragas que hoje circulam pela net. Com isso, com certeza, evita-se muita dor de cabeça, despesas desnecessárias e quem sabe problemas maiores. Até a rpóxima.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger