O que é um antivírus?
O antivírus é um aplicativo (software) construído e projetado para detecção e eliminação de vírus de computador.
A primeira contaminação de um computador por vírus que se tem notícia deu-se por volta de 1988. Uma BBS serviu como meio de propagação. Foi quando um programador de uma empresa de aviação americana chamado John McAfee criou o VirusScan. Essa foi a primeira vacina que se tem notícia.
Um vírus de computador nada mais é do que uma pequena aplicação (programa) cuja finalidade é corromper, excluir arquivos essenciais do Sistema Operacional ou de um determinado software e ou alterar a rotina de processamento do computador. Os criadores de vírus de computador aproveitam-s de falhas e brechas existentes nos Sistemas Operacionais, em aplicativos conhecidos e em servidores de internet para propagar esses “programinhas” nocivos que atormentam a vida dos usuários de computador.
Uma vez que se descobre a vulnerabilidade o vírus é lançado e propagado com muita rapidez. A rapidez e o nível de estrago provocados pelo vírus de computador é quem determina o grau de risco do vírus.
Diferentemente dos spywares, os vírus se propagam com uma velocidade incrível e tem uma finalidade só: destruir, confundir e corromper dados. Existem diversas categorias e tipos de vírus. Vírus de macro, vírus de boot, vírus de Sistema, cavalos de tróia, etc..
Para inocular esses vírus de computador existem programas específicos: antivírus e vacinas. Alguns grátis outros pagos, sendo difícil medir a relação custo-benefício.
O que vale ressaltar, e que é extremamente importante, é que existem antivírus diversos para diversos casos e que eles têm de ser licenciados para funcionar com um mínimo de eficiência. Essa licença pode ser obtidoa gratuitamente (free) , por um período de teste (shareware) ou pode se pagar por uma licença para um período mais longo (full).
Ao instalar um antivírus num computador temos que observar alguns itens: mantê-lo licenciado e atualizado. Esta atualização pode ser feita de forma automática pelo próprio software que verifica a existência de novos patches e aprimoramentos ou manual, feita pelo usuário em intervalos regulares de tempo. O que poucas pessoas não sabem é que o antivírus tem que atualizar o engine (motor de varredura e inoculação de vírus) e a lista de definições de vírus. Geralmente um antivírus pirata executa apenas a segunda parte da atualização.
Portanto, atualização é o segredo do antivírus. Ele tem que está em dia com as modalidades de vírus que são criados todos os dias. Estima-se que a cada dia são criados cerca de mais de 300 vírus. Vale ressaltar também que fatores como pirataria, má administração e programação e instalação de produtos beta e a cultura de utilização do computador por parte do usuário é que levam à propagação em alta escala dos vírus de computador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.
Clique aqui para assinar nosso feed.
0 comentários:
Postar um comentário