Dual Boot |
Este sistema né utilizado não apenas para inicializar o computador, mas é responsável por uma de outras rotinas. A tarefa de boot de dá resumidamente da seguinte forma:
i. O computado é ligado
ii. A CPU começa a ler as instruções armazenadas no BIOS, ou seja, dá-se inicio a execução do BIOS.
iii. Dentro das instruções executadas pelo BIOS há uma em particular, o POST (Power On Self Test), que é um conjunto de instruções que faz uma verificação do hardware instalado na máquina. Nesta etapa há uma verificação dos componentes básicos de hardware necessários para que um computador entre em funcionamento, como por exemplo, placa mãe, placa de vídeo, memória RAM, HD, etc.
iv. Se estiver tudo ok com o hardware, o BIOS procura se há um sistema operacional instalado e entrega a máquina ao sistema operacional, caso contrário, se houver qualquer hardware faltando, falhando, mal configurado ou com defeito, ele emitirá um bip ou uma série de bips sinalizando o tipo de erro. Estando tudo ok o sistema operacional vai ser carregado primeiro na RAM.
O sistema operacional que o BIOS procura durante a inicialização encontra-se em uma área de específica do disco rígido, o MBR (Master Boot Record). Como o sistema operacional não cabe completamente neste setor - setor tem no máximo até 512 Bytes - então ali são apenas guardadas as informações básicas de onde o sistema encontra-se no disco rígido.
Todo o processo é bastante simples se dura poucos segundos. Porém muitos fazem confusão entre BIOS, SETUP e CMOS.
Setup |
Os gerenciadores de boot
Quando se há a necessidade de se instalar mais de um sistema operacional na máquina, com como Windows w o Linux, por exemplo, dizemos que a máquina em questão realiza um dual boot. Em vez de apenas um sistema operacional o MBR terá que ter dois programas que possibilite a escolha de qual sistema operacional inicializará primeiro, por padrão, no computador e será utilizado pelo usuário. Este programa é quem vai gerenciar a inicialização do PC, ou seja, é o gerenciador de boot, ou de inicialização ou BOOT MANAGER.
Chip CMOS |
Os mais conhecidos gerenciadores de inicialização são o LILO e o GRUB do GNU Linux e o NTLDR do Microsoft Windows.
O LILO, além de ser um dos mais versáteis e seguros gerenciadores é utilizado em diversas distribuições Linux hoje no mercado. Porém, mais amigável ainda é o GRUB, que é um gerenciador de boot em modo gráfico onde podemos escolher as partições de inicialização e é totalmente configurável.
O NT Loader ou simplesmente NTLDR é o gerenciador de boot da Microsoft que acompanha os sistemas operacionais Windows desde a versão NT, Windows 2K e todos os Windows atuais como XP, Vista e Seven, 2003, 2008, etc. A vantagem é que ele além de ser executado a partir do disco rígido, pode também ser executado a partir de um dispositivo portátil de armazenamento como um pen drive, CD-ROM, DVD-ROM ou floppy. O NTLDR requer além do próprio arquivo NTLDR o arquivo boot.ini e o ntdetect. AS vezes o problema está no boot.ini e muitas vezes o boot apresenta uma mensagem de erro indicando a falta do ntldr.
Em versões anteriores do Windows, o boot.ini era um arquivo do sistema que continha informações sobre os sistemas operacionais Windows instalados no PC. Essas informações eram exibidas durante o processo de inicialização quando ligávamos o PC. Muito útil em configurações de dual boot ou para administradores ou usuários avançados que precisavam personalizar a forma como o Windows iniciava.
Com a versão Vista e Seven do Windows, o arquivo boot.ini foi substituído pelo BCD (Boot Configuration Data ou dados de configuração da inicialização).Mais prático que o boot.ini pode ser aplicado a plataformas que utilizam outros recursos que não seja o BIOS para iniciar o computador. Para fazer alterações no BCD, como remover entradas da lista de sistemas operacionais exibidos, você terá que usar a Bcdedit. É uma ferramenta de linha de comando avançada desenvolvida para administradores e profissionais de TI.
Esperamos que você tenha uma noção básica do processo de inicialização do computador e o que ele realiza nesta etapa Claro que para maiores informações você deverá buscar na documentação do seu computador e nos sites dos fabricantes.
0 comentários:
Postar um comentário