Servidores Intel Quad Core comercializados pela Convex |
O conceito de servidor em si é bastante simples. Alguém ou algo que serve ou que disponibiliza algo ou algum serviço. Mas em informática, qualquer máquina, conectada a uma rede de computadores, pode ser considerado um servidor desde que esteja servindo algum recurso ou serviço a outros computadores a ele conectados. Uma rede de computadores é vários computadores interligados com a intenção de compartilhar recursos e economizar tempo no trato das informações. Também um software pode ser chamado de servidor dependendo da finalidade a qual se destina este software. Este software que fornece algum tipo serviço para outro programa, ou para o computador o qual ele está instalado é um servidor, uma aplicação servidora. Uma aplicação pode funcionar como cliente de um programa e servidor de outro.
Os servidores são munidos de sistemas operacionais próprios para este fim. Na família Windows, temos os sistemas corporativos, sistemas para empresas que desejam implantar servidores de redes: Windows NT Server, Windows 2000 Server, Windows 2003 Server e o Windows 2008 Server. Nas famílias Unix, do qual o Linux é um variante, todos são, por sua natureza, sistemas servidores. Mas qual a diferença de um Sistema Operacional desktop para um Sistema Operacional Servidor de Rede? Por exemplo, que diferença há em ter um Windows Vista e um Windows 2008 Server. Ora as diferenças são enormes que vão desde a robustez do sistema e sua estabilidade como segurança e capacidade de processamento.
Tipos de Servidores de Redes
Já sabemos que servidor de rede pode ser um computador, um switch ou qualquer equipamento que tenha as funções do servidor. Ou seja, dentro de uma rede, é o computador que controla toda a rede e os recursos desta rede como unidades de discos e impressoras, etc. Tais computadores servidores colocam seus recursos a disposição dos outros computadores da rede que são chamados de estações de trabalho da rede.
Na Internet o servidor é o computador ou software que responda as requisições de outros computadores da rede
Geralmente eles se classificam de acordo com a função que exerce dentro da rede. Os exemplos mais comuns são os servidores de emails, como o POP3 e o SMTP. Existem ainda os servidores destinados a segurança da rede como os servidores Proxy e os servidores destinados a conexão, compartilhamento e gerenciamento da internet como os servidores de gateway e servidor de web e os servidores de impressão.
Servidores de arquivos
São computadores servidores que dispões de uma base de dados compartilhada para os demais computadores, estações de trabalho da rede. Este servidor dispõe de um arquivo de dado ou de programas e quando um cliente solicita um arquivo, ele transfere uma cópia do arquivo para o cliente.
Servidores Web
Estes servidores são responsáveis pelo de páginas Web aos computadores clientes quando estes solicitam por meio de seus navegadores. Esta solicitação de páginas Web, ou requisição feita pelos clientes ao servidor acontece quando um internauta clica em link em uma página da web no navegador, seleciona um marcador ou simplesmente digita o URL da página na caixa e endereço do navegador.
Servidor DHCP
Para que as estações de trabalho da rede se comuniquem é necessário a implementação de parâmetros, ou protocolos que os façam se enxergarem na rede. O protocolo é o TCP/IP e este pode ser configurado de forma manual, em cada estação da rede, ou de forma automática. Mas para isto é necessário um servidor que distribua os endereços de IPs. Este servidor é o Servidor DHCP que tem a função de fornecer os IPs de forma automática aos computadores da rede, pois seria inconveniente para um administrador de redes ter que estabelecer manualmente, uma por uma, os endereços de IP de todas as máquinas de uma rede.
Portanto, o servidor DHCP executa um serviço DHCP que fornece configuração dinâmica de endereços IP como também informações relacionadas aos clientes que esteja com o DHCP cliente ativado.
Servidor de DNS
Este tipo de servidor tem a finalidade de fazer uma conversão de nomes para endereços IPs e vice-versa. Pois sé bem mais fácil digitar HTTP://www. google.com. br do que digitar HTTP:// 72.14.253.104 que é o endereço DNS do site. O servidor DNS é um computador que armazena uma base de dados que vai traduzir domínios de nomes para endereços IPs na Internet, já que ela não conhece nomes e nós, humanos, que operamos os computadores os conhecemos bem.
Em suma, o DNS é um serviço que é executado em um computador da rede, este computador, que executa este serviço mantém informações sobre uma parte do banco de dados dos Sistemas de Nomes de Domínios (DNS) respondendo e resolvendo consultas DNS, é o servidor de DNS.
O Gateway e o Router (roteador)
Quando se tem uma rede que compartilhar internet com os demais computadores desta rede, é necessário algo que façam esta internet ser usada. Este algo é o roteador. Mas para que isto seja necessário as duas redes precisam se enxergar, e ai é que entra em cena o gateway. Ele faz com que duas redes diferentes se vejam. Já o roteador é o responsável para a comunicação entre duas redes distintas, ou seja, entre a rede local e a Internet, ele vai fazer com que a internet seja compartilhada.
Servidor fabricado pela Dell |
Quando a configuramos o IP de um roteador IP diretamente alcançável, temos então um gateway padrão de rede. Essa configuração cria uma rota padrão na tabela de roteamento IP. O gateway padrão é apenas um item da configuração do TCP/IP.
Servidor de gateway
Bem, já sabemos que o gateway é o computador que vai conectar duas redes que utilizam protocolos de redes diferentes, ou seja, reformata as informações de uma rede para que esta informação seja compatível com a outra rede.
Quando, em uma rede corporativa, temos usuários autorizados a fazer uso do Terminal Service (TS), ou seja, se conectar-se remotamente a computadores desta rede por através de outros com internet, temos que ter um servidor para isso, que é o Servidor de Gateway TS. Este Gateway TS, faz uso de um protocolo chamado de RDP (Remote Desktop Protocol) que junto com outro protocolo o HTTPS, cria uma conexão criptografada e mais segura entre o servidor e os computadores remotos.
Computador remoto é o nome dado a um computador localizado em outro local o qual você pode se conectar de seu computador utilizando um aplicativo de acesso remoto, como a Conexão da Área de Trabalho Remota do Windows ou SSH do Linux, ou VNC, etc. e um modem ou internet.
O protocolo RDP ou Remote Desktop Protocol utilizado neste tipo de serviço, é um padrão de regras de comunicação utilizados pelos computadores que permitem fazer uso de um computador para se conectar a outro localizado em outro local.
Geralmente em Conexões da Área de Trabalho Remota se usa a porta 3389. Mas devido ao inconveniente desta porta se manter bloqueada, por questões de segurança, quando se usava computadores com firewalls e conversores de IP, o Servidor de Gateway TS utiliza a porta 443, o qual transmite dados por um túnel SSL. Além disso, este tipo de servidor oferece as seguintes vantagens:
i. É possível Conexões da Área de Trabalho Remota com uma rede corporativa através da Internet sem ter que configurarmos uma Rede Virtual Privada (VPN).
ii. É possível conexões remotas por firewall.
iii. Além de permitir compartilhar conexão de rede com outros programas em execução no computador, fazendo com que eu possa usar a conexão de meu provedor ao invés da conexão de minha rede corporativa para enviar e receber dados remotamente.
Se você estiver usando o Windows para se conectar a computadores remotos por com um Servidor de Gateway TS, há três métodos de disponíveis para logon:
a. Perguntar novamente mais tarde – Seleciona-se um método de logon ao conectar-se.
b. Solicitar Senha (NTLM) – Solicita uma senha ao se conectar.
c. Cartão inteligente – Solicita a inserção de um cartão inteligente ao se conectar.
Servidor Proxy
Este servidor vai funcionar como um Proxy. Este computador vai funciona como intermediário entre um navegador e a Internet. Estes servidores ajudam a melhorar o desempenho na Web, armazenando uma cópia das páginas da Web acessadas com mais frequência. Quando um navegador requisita uma página que está armazenada na lista ou cache do servidor proxy, ele disponibiliza esta página o que torna o acesso mais rápido do que acessá-la diretamente na Web. Além disso, os servidores Proxy agregam mais segurança porque filtram determinados conteúdos da Web e programas mal-intencionados. São muito usados em redes empresariais e em organizações.
Em sistemas Linux um Proxy bastante utilizado para este fim, quando se configura um servidor Proxy e o Squid. Um software livre, mas bastante robusto e eficiente.
Servidores de emails
Se em sua rede ou intranet há serviços de mensagens instantâneas, é necessário que se tenha configurados servidores POP3 e servidores SMTP ou outros como IMAP.
Os servidores POP3 mantém mensagens de emails de entrada, até que o usuário verifique suas mensagens que neste momento são transferidas para o computador do usuário e em seguida são excluídas do servidor. Este protocolo POP3 é então responsável pelo recebimento das mensagens.
Os servidores SMTP manipula os emails de saída que trabalha em conjunto com o servidor de email de entrada saída. IMAP. Este protocolo SMPT é quem envia os emails para a Internet.
O Servidor IMAP baixar primeiro as mensagens para o computador. Daí pode-se ler enviar, excluir, organizar mensagens diretamente no servidor de emails. São feitas cópias das mensagens no servidor até que se decida excluir estas mensagens. É um tipo de servidor utilizado em larga escala em emails comerciais.
Enfim, procuramos aqui explicar o que é um servidor de rede, suas finalidades e os mais comuns em redes corporativas. Antes de partir para uma configuração de uma rede, é necessário que estes conceitos e tantos outros inerentes ao trabalho que se propõe fique bastante claro. Em nossos novos artigos vamos falar sobre os protocolos, suas funções, tipos de classes.
0 comentários:
Postar um comentário