7 de ago. de 2010

Os componentes da rede

Qual a diferença entre hubs, comuntadores e roteadores?

Vamos fazer uma pequena introdução a respeito dos dispositivos principais de uma rede doméstica de computadores. Dispositivos estes responsáveis pela fluência das informações entre os micros da rede. Mas qual é a diferença entre hubs, comutadores, roteadores, gateways e pontos de acesso? Todos estes componentes são utilizados em uma rede para conectar computadores, porém cada um deles possui diferentes recursos.

Hubs

HUB interligando computadores
Este dispositivo permite que computadores em uma rede se comuniquem. Cada computador é conectado ao hub por um cabo Ethernet e as informações são enviadas de um computador para outro passando por meio dele. Os hubs recebem informações de um computador e envia a todos os outros computadores de uma rede. O hub não possui recursos para identificar a origem e o destino planejado das informações que recebe, entretanto, ele recebe e envia estas informações para todos os computadores conectados a ele, inclusive o que enviou. Ele pode enviar e recebe informações, mas não pode fazer as duas coisas simultaneamente, pois isto os tornaria mais lentos que os computadores no envio das informações. Os hubs são os menos complexos e os menos caros destes dispositivos da rede.

Comutadores

Comutador de rede
Também são dispositivos utilizados para conectar computadores sem uma rede. Os computadores são conectados ao hub por cabos Ethernet. Ele é semelhante ao hub, mas com uma diferença: ele envia as informações recebidas de um computador a computadores específicos que devem recebê-las, ou seja, ele pode identificar o destino planejado das informações que recebe. Além disto, eles podem enviar e receber informações simultaneamente, entretanto são mais rápidos do que os hubs. Se a sua rede doméstica tiver mais que quatro computadores, ou se esta rede é utilizada para atividades que exigem a transmissão de muitas informações entre computadores, como nas lans houses ou se você pretende compartilhar musicas e jogo em casa, é aconselhável o uso de um comutador ao invés de um hub. Eles custam um pouco mais que os hubs.

Roteadores

Roteador fornecendo acesso à Internet
Os roteadores elem de permitirem que os computadores se comuniquem e eles possibilitam a transmissão de informações entre duas redes como, por exemplo, a rede doméstica e a Internet. Esse recurso ara direcionar o tráfego da rede é o roteamento, daí o nome roteador. Este tráfego pode ser, por exemplo, o número de visitas a um site, quantidade de atividades de um usuário na rede ou em um site, etc. Os roteadores podem ser com fio (usando um cabo Ethernet ) ou sem fio. Se você apenas deseja conectar seus computadores, os hubs e comutadores são suficiente para isto, porém, se você deseja fornecer acesso à Internet a todos os computadores da rede utilizando um modem, utilize um roteador ou modem sem um roteador interno. De modo geral os roteadores oferecem recursos de segurança interna como um firewall. Os roteadores são mais caros que s hubs e comutadores.

O firewall pode ser um software ou hardware, que agrega uma maior segurança à sua rede, ajudando a proteger um computador contra hackers ou softwares mal intencionado. Ele ajuda impedindo um software mal intencionado a entrar em um computador por meio de uma rede ou da internet e também impede que um computador envie informações mal intencionadas para outros computadores da rede.

Pontos de acesso

Vários pontos de acesso em uma rede de PCs
Os pontos de acesso (também chamados de estações base) fornecem acesso sem fio a uma rede Ethernet com fio. Um ponto de acesso se conecta a um hub, comutador ou roteador com fio e envia sinais sem fio. Isso permite que os computadores e dispositivos se conectem a uma rede com fio sem usar fio. Os pontos de acesso atuam de forma muito parecida com as torres de celular: você pode se movimentar de um local para outro e continuar a ter acesso sem fio a uma rede. Quando você se conecta à Internet sem fio usando uma rede pública sem fio no aeroporto, na lanchonete ou no hotel, normalmente está conectando-se por meio de um ponto de acesso. Se você deseja conectar-se a computadores sem fio e tem um roteador que fornece recursos sem fio, não precisa de um ponto de acesso. Os pontos de acesso não têm tecnologia interna para compartilhar conexões com a Internet. Para compartilhar uma conexão com a Internet, você deve conectar um ponto de acesso em um roteador ou modem com um roteador interno.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger