Potência elétrica
A potência de um equipamento ou máquina é dada através da relação que se estabelece entra a energia, ou trabalho realizado, e o tempo gasto para a realização deste trabalho. Maior rapidez do trabalho realizado, maior é a potência desenvolvida.
Vamos supor que duas carretas transportem a mesma carga percorrendo o mesmo trajeto. Aquela carreta que demorar menos, obviamente, desenvolve maior potência.
Um fero de passar que tem seu aquecimento máximo em um minuto tem, em tese, maior potência maior do que outro que tem seu aquecimento máximo e maior tempo sob as mesmas condições que o outro.
O desempenho de um aparelho elétrico ou de uma máquina qualquer é dado pela sua potência. A unidade de potência é o watt (w). Essa unidade tem esse nome em homenagem ao engenheiro escocês James Watt
Rendimento Elétrico
Vamos ao exemplo do ferro de passar. A potência do fero que aquece na metade do tempo é o dobro da do outro. Dessa forma, há uma constante a ser considerada no referido exemplo: o rendimento do equipamento. Da mesma forma que existem automóveis que consomem menos combustível por quilômetro rodado, há equipamentos elétricos que aproveitam melhor a energia consumida.
Pois quando uma corrente elétrica atravessa determinado equipamento, sempre ocorre algum fenômeno relativo à produção ou consumo de energia. Em outras, quando uma corrente elétrica atravessa um equipamento, sempre ocorre a transformação de energia em outra. Assim um equipamento pode transformar energia elétrica em calor e consequentemente esse calor pode ser convertido energia luminosa.
Então dependendo do tipo de equipamento, ele vai consumir ou fornecer uma determinada quantidade de energia durante certo tempo. Essa energia consumida ou convertida nesse tempo de funcionamento do aparelho recebe o nome de potência
A potência consumida ou fornecida por um equipamento, que foi submetido a uma certa tensão, que foi percorrido por uma corrente elétrica é igual ao produto da corrente pela tensão.
P=U.i
As lâmpadas incandescentes (lâmpadas comuns), por exemplo, possuem um rendimento médio de apenas 10% que por sua vez as lâmpadas fluorescentes têm um rendimento de até 40%. Apesar das primeiras serem bem mais saudáveis aos humanos, torna-se dispendioso uma residência provida apenas de lâmpadas incandescentes. Isso quer dizer que a lâmpada fluorescente aproveita em luz quatro vezes mais do que a lâmpada comum. Nas duas lâmpadas a maior parte da energia é transformada em calor. Como a nós queremos luz e não calor, dizemos que a energia é perdida. É por isso que as lâmpadas fluorescentes de 25W iluminam tanto quanto uma lâmpada comum de 100W, consumindo, contudo, menos energia.
Suponha que um equipamento é percorrido por uma corrente elétrica (i) e que possui uma resistência (R). Esse equipamento está ligado a uma pilha, bateria ou gerador, que fornece uma tensão (V).
Pela Lei de Ohms a relação entre esses elementos são
V=R.I.
A tensão é medida em volts (V), a resistência medida em ohms (Ω) e a corrente em ampéres (A)
Podemos também calcular a potência elétrica que o resistor pode fornecer ao equipamento pela relação:
P=V.i
Bem, nos próximos artigos abordaremos os circuitos elétricos e suas características. Espero que essas dicas o tenham ajudado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.
Clique aqui para assinar nosso feed.
0 comentários:
Postar um comentário