11 de ago. de 2009

As linguagens da informática

A linguagem do computador

Qualquer aluno de informática, a esta altura, já sabe que o cérebro de um computador é o microprocessador, que nada mais é que um conjunto de circuitos eletrônicos integrados. Mas pare que ele funcione é necessário dar-lhe um conjunto de instruções (programas) transformadas numa linguagem que o PC entenda.

Esta linguagem é constituída por dois dígitos: 0 e 1. Palavras escritas com esta linguagem são muito grandes. Para se ter uma idéia do que escrevo, só para escrever a letra P é necessária uma combinação do tipo 00011000. Ou seja, qualquer caractere – letra, símbolo, número, espaço em branco, sinal gráfico, etc. o computador precisa de um conjunto de 8 dígitos que podem ser formado por 0 e 1. Se considerarmos que cada dígito desses forme um BIT, um conjunto de 8 constitui-se em 1 BYTE. Daí, um caractere será representado pelo computador por 1 BYTE.

Por exemplo, a palavra INFORMÁTICA, tem um total de 11 BYTES ou 88 BITS. Em contrapartida a frase SOL & LUA possui 9 BYTES ou 72 BITS pois u espaço em branco será contado, já que o computador necessitará alocar um área de memória vazia para que ninguém a utilize comprometendo assim o sentido da frase.

Mas como sabemos a quantidade de bits na palavra INFORMÁTICA e na frase SOL & LUA? Ora, se cada caractere é um BYTE e se cada BYTE é uma seqüência de 8 BUTS basta que multipliquemos 11 vezes 8 e ai teremos um total de 88 BITS.

Parece complexo para nós, mas para o computador não.

Esta linguagem que o PC entende diretamente é chamada de linguagem de máquina. Pois só a máquina utiliza. Entretanto, é complexo demais dizer o que significa estas cadeias intermináveis de ZEROS e UNS, foi por isso que criou-se outros tipos de linguagens e programas que serve de tradução entre HOMEM & MÁQUINA.

Em geral a linguagem utilizada na informática é dividida em linguagem de baixo nível e linguagem de alto nível.

Os montadores, foram os primeiros programas tradutores (ASSEMBLERS). A palavra ASSEMBLER é constituída do grupo de vocábulos START, END, USING, DROP. Eles traduziam automaticamente as instruções em linguagem ASSEMBLER para a linguagem de máquina. Mesmo assim não é tão simples entender a linguagem ASSEMBLER, pois é necessário um conhecimento avançado de como são construídos os circuitos e demais componentes de um computador. Estas linguagens de máquina e de programas montadores são chamadas de linguagem de LINGUAGEM DE BAIXO NÍVEL.

Para tornar ainda mais fácil o trabalho de programadores e para que os programas se tornassem menores, foi criada a LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL. Estes tradutores são mais potentes são chamados de compiladores ou intérpretes. Sua função é transformar casa instrução da LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL em LINGUAGEM DE BAIXO NÍVEL.

Em suma, a LINGUAGEM DE BAIXO NÍVEL é a linguagem de máquina e a LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL é a que utilizamos em forma de PROGRAMAS para interpretar a primeira.

Um programa em geral é dividido em diversas partes denominadas de POCEDIMENTOS, o que facilita o trabalho de quem programa. O procedimento é elaborado a partir de um DIAGRAMA DE FLUXO que depois é analisado e todas as suas instruções são convertidas para uma LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL traduzida pra que o computador entenda. A próxima etapa é fazer com que o Sistema Operacional entregue o programa compilador para a memória e compile o CÓDIGO-FONTE. Em pouco tempo têm-se o CÓDIGO-OBJETO, já compreensível para o computador.

Figura-01 - Exemplo de diagrama de fluxo



Essa transformação do CÓDIGO-FONTE em CÓDIGO-OBJETO só é possível com o uso de um programa compilador ou programa intérprete. A diferença entre um e outro é que o programa COMPILADOR traduz o CÓDIGO-FONTE de uma vez em CÓDIGO-OBJETO enquanto o INTERPRETADOR traduz as instruções uma a uma enquanto o programa vai sendo executado. Exemplo de linguagens eu podem ser compiladas: PASCAL,C, CLIPPER. Linguagens que utilizam intérpretes: LOGO, BASIC. O que é importante saber é que cada linguagem precisa de seu próprio tradutor.

Por fim o CÓDIGO-FONTE é traduzido para CÓDIGO-OBJETO que em seguida é transformado em CÓDIGO-EXECUTÁVEL que é a expressão final de um programa que se obtém após o processo de compilação.

Hoje em dia não é necessário saber eletrônica, programação ou matemática para utilizar um computador mas nem sempre foi assim. Hoje programas aplicativos e sistemas operacionais realizam quase todo tipo de tarefa automaticamente. Hoje já se é capaz de programa computadores com linguagem de alto nível com vocabulário humano.Graças a esta LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL foi possível criar programas que escrevem textos, editam e criam imagens, jogos, desenhos, musicas, etc. são os chamados aplicativos, por isso é possível manipular diversos aplicativos em que se tenha um conhecimento prévio em programação e em informática.
Enfim, com este artigo, espero, que tenha esclarecido um pouco as dúvidas a respeito da linguagem utilizada no mundo da informática. Até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

barrosdelimaster.info Receba de forma automática os artigos deste blog
Clique aqui para assinar nosso feed.

Leia também

 

Copyright © barrosdelimaster.info Design by BTDesigner | Blogger Theme by BTDesigner | Powered by Blogger